depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 10 bonus 15 slot bonus new member 100 rtp slot gacor hari ini daftar slot via dana situs judi bola resmi rtp slot live
SBOBET slot dana

“Os CRVAs são um braço do Detran/RS com contato direto com o cidadão e o papel de orientar e explicar as vantagens da mudança para o digital”

Em entrevista especial à Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), o chefe da Divisão de Registro de Veículos do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), Cristiano Lemke, falou sobre o documento de propriedade de veículos no formato digital e a importância dos Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) nessa mudança.

Cristiano Lemke é bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e especialista em Gestão de Políticas Públicas de Trânsito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Confira a entrevista completa.

Arpen/RS – A partir de janeiro deste ano, o Certificado de Registro de Veículo (CRV) passou a ser digital, medida definida com a Resolução 809/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com validade para todo o Brasil. Quais os benefícios dessa mudança?

Cristiano Lemke – As principais vantagens do documento digital, tanto do CRV como do CRLV, são a praticidade e a eficiência. Hoje, não vamos a lugar algum sem o celular e ter os documentos sempre conosco é uma garantia de que não teremos problemas com a fiscalização ao esquecer o documento em casa. Também não há risco de perda ou extravio, e requerimento de segunda via, consequentemente, já que o documento está hospedado no aplicativo. Além disso, há um grande ganho de tempo no uso do digital. O documento pode ser baixado logo após o processo, seja licenciamento anual ou transferência/emplacamento. Não é mais necessário aguardar a emissão e o envio dos documentos pelo Correio, o que em determinados períodos, devido ao volume de emissões, poderia demorar até uma semana. Para quem está habituado a usar o smartphone, o documento digital é muito prático. Ele reúne, em um mesmo aplicativo, os documentos de veículo e habilitação. No caso do veículo, ainda permite o compartilhamento com outras pessoas que utilizam o veículo, evitando perder o documento. Finalmente, a adoção do CRV digital é só um primeiro passo da virtualização. Todos os CRVs expedidos em papel moeda e em boas condições seguirão válidos e deverão ser mantidos para utilização em uma futura transferência de propriedade.

Arpen/RS – Como funciona a expedição da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e)?

Cristiano Lemke – Para veículos que somente possuem o CRV digital – todos registrados a partir de 04 de janeiro – e que passarão por um novo processo de transferência de propriedade, deve-se solicitar a impressão do ATPV-e. No RS, a ATPV-e será disponibilizada mediante requerimento do atual proprietário do veículo presencialmente no Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA). Os dados do comprador deverão ser informados para que a autorização seja impressa. A partir daí o processo de transferência poderá ser encaminhado pelo novo comprador normalmente no CRVA, bem como a comunicação de venda do antigo proprietário ao Detran/RS, respeitando-se os prazos previstos na legislação vigente.

Arpen/RS – Em quais meios eletrônicos o CRV está disponível?

Cristiano Lemke – O CRLV-e, que integra informações do registro e do licenciamento, assim como a CNH digital podem ser em dispositivos eletrônicos (tablets, smartphones) com acesso à internet diretamente no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Denatran. Para quem prefere a versão impressa, também é possível imprimir em casa com papel comum (A4) diretamente do Portal de Serviços do Denatran ou da Central de Serviços do Detran/RS.

Arpen/RS – Qual o papel dos CRVAs nessa mudança?

Cristiano Lemke – Os CRVAs têm um papel importantíssimo nessa verdadeira mudança de paradigma. Mudanças nem sempre são fáceis e algumas pessoas têm resistências para alterar hábitos há muito estabelecidos. Há também quem tenha dificuldades ainda para lidar com as novas tecnologias. Por isso, o CRVAs, como um braço do Detran/RS lá na ponta, em contato direto com o cidadão, tem o papel de orientar as pessoas e explicar as vantagens dessa mudança, que é uma tendência em todas as áreas, e veio exatamente para facilitar a nossa vida.  O Detran/RS fez, no final do ano, uma grande campanha para informar a população que o documento anual não chegaria mais pelo Correio, mas muitas pessoas podem estar com dificuldades em acessar o serviço. Por isso, é imprescindível que os funcionários dos Centros estejam bem informados e atualizados quanto ao acesso, às funcionalidades e vantagens dos documentos digitais.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS