A arquivista e diretora do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS), Aerta Grazzioli Moscon, concedeu entrevista à Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS) sobre a importância do Registro Civil para o APERS.
Aerta integra o quadro de servidores do APERS desde 1992. Natural de Santa Maria, município do RS, formou-se no Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1987. No ano seguinte, fez especialização em arquivos médicos, também pela UFSM. No dia 8 de março de 2021, o APERS comemorou 115 anos de história, memória e preservação do patrimônio documental do Estado do RS.
Leia a entrevista na íntegra:
Arpen/RS – Qual a estrutura do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS)?
Aerta Grazzioli Moscon – O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul é um departamento da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, do Governo do Estado.
Arpen/RS – Qual a função do APERS?
Aerta Grazzioli Moscon – Dentre as principais funções estão a elaboração de diretrizes e normativas arquivísticas relacionadas ao Sistemas de Arquivos do RS, bem capacitação dos órgãos do Poder Executivo estadual, com relação a aplicação das normas de gestão documental e dos instrumentos arquivísticos em qualquer suporte documental, bem como a organização, preservação, difusão e disponibilização dos documentos custodiados aos usuários e a recepção de visitantes interessados em conhecer histórico e o conjunto arquitetônicos.
Arpen/RS – Qual a importância do Registro Civil para o acervo documental do estado?
Aerta Grazzioli Moscon – O Registro Civil é um acervo importante para os usuários que fazem genealogia e é disponibilizado aos usuários em nossa sala de pesquisa. O acervo documental do Registro Civil constitui-se de livros de registros de nascimentos, casamentos e óbitos, datados de 1929 a 1975. O quadro de arranjo constitui-se de 195 fundos, considerando-se “fundo” o Cartório de cada município. A codificação do Fundo é numérico crescente, sendo ordenados nas estantes pelo método geográfico. Totaliza aproximadamente 8 milhões de certidões.
Arpen/RS – Além das certidões, quais outros arquivos do RCPN podem ser encontrados junto ao APERS?
Aerta Grazzioli Moscon – Processos de habilitação de casamento, datados de 1890 a 1985, totalizando cerca de 135 mil documentos, distribuídos em 1.440 metros lineares. O quadro de arranjo constitui-se de 71 Fundos, considerando Fundo o Cartório de cada município. O acervo é de caráter permanente e constitui-se em fontes primárias e únicas para pesquisa, no período abrangido pela documentação.
Arpen/RS – O APERS mantém os documentos arquivados apenas de forma física ou o acesso virtual também é possível?
Aerta Grazzioli Moscon – Os processos de habilitação de casamento estão sendo informatizados e disponibilizados em nossa Busca Online de Documentos.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS