depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 10 bonus 15 slot bonus new member 100 rtp slot gacor hari ini daftar slot via dana situs judi bola resmi rtp slot live
SBOBET slot dana

“O Registro Civil é um acervo importante para os usuários que fazem genealogia”

A arquivista e diretora do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS), Aerta Grazzioli Moscon, concedeu entrevista à Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS) sobre a importância do Registro Civil para o APERS.

Aerta integra o quadro de servidores do APERS desde 1992. Natural de Santa Maria, município do RS, formou-se no Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1987. No ano seguinte, fez especialização em arquivos médicos, também pela UFSM. No dia 8 de março de 2021, o APERS comemorou 115 anos de história, memória e preservação do patrimônio documental do Estado do RS.

Leia a entrevista na íntegra:

Arpen/RS – Qual a estrutura do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS)?

Aerta Grazzioli Moscon – O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul é um departamento da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, do Governo do Estado.

Arpen/RS – Qual a função do APERS?

Aerta Grazzioli Moscon – Dentre as principais funções estão a elaboração de diretrizes e normativas arquivísticas relacionadas ao Sistemas de Arquivos do RS, bem capacitação dos órgãos do Poder Executivo estadual, com relação a aplicação das normas de gestão documental e dos instrumentos arquivísticos em qualquer suporte documental, bem como a organização, preservação, difusão e disponibilização dos documentos custodiados aos usuários e a recepção de visitantes interessados em conhecer histórico e o conjunto arquitetônicos.

Arpen/RS – Qual a importância do Registro Civil para o acervo documental do estado?

Aerta Grazzioli Moscon – O Registro Civil é um acervo importante para os usuários que fazem genealogia e é disponibilizado aos usuários em nossa sala de pesquisa. O acervo documental do Registro Civil constitui-se de livros de registros de nascimentos, casamentos e óbitos, datados de 1929 a 1975. O quadro de arranjo constitui-se de 195 fundos, considerando-se “fundo” o Cartório de cada município. A codificação do Fundo é numérico crescente, sendo ordenados nas estantes pelo método geográfico. Totaliza aproximadamente 8 milhões de certidões.

Arpen/RS – Além das certidões, quais outros arquivos do RCPN podem ser encontrados junto ao APERS?

Aerta Grazzioli Moscon – Processos de habilitação de casamento, datados de 1890 a 1985, totalizando cerca de 135 mil documentos, distribuídos em 1.440 metros lineares. O quadro de arranjo constitui-se de 71 Fundos, considerando Fundo o Cartório de cada município. O acervo é de caráter permanente e constitui-se em fontes primárias e únicas para pesquisa, no período abrangido pela documentação.

Arpen/RS – O APERS mantém os documentos arquivados apenas de forma física ou o acesso virtual também é possível?

Aerta Grazzioli Moscon – Os processos de habilitação de casamento estão sendo informatizados e disponibilizados em nossa Busca Online de Documentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS