depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 10 bonus 15 slot bonus new member 100 rtp slot gacor hari ini daftar slot via dana situs judi bola resmi rtp slot live
SBOBET slot dana

Defesa.com – EPM promove o curso ‘Coaf – notários e registradores no combate ao crime’

Teve início nesta segunda-feira (26) o curso Coaf – notários e registradores no combate ao crime – aspectos práticos, problemas mais comuns – repensando estratégias, promovido pela Escola Paulista da Magistratura (EPM), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Corregedoria Nacional de Justiça e a Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. O objetivo é debater a aplicação do Provimento 88/19 da Corregedoria Nacional de Justiça, que dispõe sobre a política, os procedimentos e os controles que devem ser adotados por notários e registradores para prevenção da lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo, em especial a comunicação de operações que possam configurar indícios desses crimes ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Ao abrir os trabalhos, o diretor da EPM, desembargador Luis Francisco Aguilar Cortez, agradeceu a participação de todos, em especial da ministra do Superior Tribunal de Justiça Maria Thereza de Assis Moura, corregedora nacional de Justiça, do corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, e dos expositores, bem como o trabalho dos coordenadores e servidores.

O desembargador Marcelo Martins Berthe, supervisor da Coordenadoria de Gestão dos Serviços Notariais e de Registros da Corregedoria Nacional de Justiça e coordenador da área de Direito Notarial e Registral da Escola e do curso, agradeceu o apoio da direção da Escola e das instituições participantes e a colaboração das juízas Tania Mara Ahualli, também coordenadora do curso, e Maria Paula Cassone Rossi, e dos registradores Sérgio Jacomino e Flauzilino Araújo dos Santos. “O curso tem um foco prático em cada uma das especialidades envolvidas, palestrantes estrangeiros e outros especializados na tecnologia aplicada aos registros de imóveis e no serviço de inteligência para o combate à lavagem de dinheiro e terrorismo”, destacou.

O desembargador Paulo Velten, corregedor-geral da Justiça do TJMA, também agradeceu a participação de todos e a parceria da EPM e salientou que não existe política de prevenção à lavagem de dinheiro sem treinamento e expertise, enfatizando o pioneirismo e a liderança da EPM na formação e capacitação de todos que atuam no serviço extrajudicial, em especial na prevenção à lavagem de dinheiro. “Em pouco tempo os delegatários do serviço extrajudicial no Brasil, sob a regulação do CNJ e da Corregedoria Nacional saíram de um período de trevas em que as informações suspeitas eram ignoradas para uma nova era, de transparência e enaltecimento dos valores éticos, em que a atividade notarial e registral passou a também atuar com integridade e agir de forma colaborativa com os órgãos de controle e combate à corrupção”, asseverou.

A ministra Maria Thereza de Assis Moura parabenizou a direção da Escola e os coordenadores pelo curso, destacando a importância da capacitação de todos que atuam na área.  Ela ressaltou que o evento tem o propósito de esclarecer sobre o Ato Normativo relativo ao implemento da Ação nº 12/19 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) que objetiva a integração dos notários e registradores no enfrentamento dos crimes de lavagem de dinheiro e de corrupção. Ela recordou que o Provimento 88/19 da Corregedoria Nacional foi objeto de aperfeiçoamento pelos Provimentos 90 e 108/20, que dispõem sobre o envio dos dados estatísticos pelas Corregedorias Gerais da Justiça dos estados e do Distrito Federal relativos à fiscalização das obrigações impostas aos notários e registradores e sobre as correlatas sanções que possam ser aplicadas na forma do artigo 12 da Lei 9.613/98.

Exposições

Iniciando as exposições, Ricardo Liáo, presidente do Coaf explanou sobre o tema “Combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento de atividades terroristas; política de estado; a criação do Coaf e seus objetivos”. Na sequência, o juiz Jorsenildo Dourado Nascimento, auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas, explanou sobre o tema “O Coaf e as atividades notariais e registrais; o advento do Provimento 88/2019 da CN-CNJ; problemas e soluções”. Por fim, Madalena Teixeira, conselheira do Instituto dos Registos e Notariado de Portugal (INR) e Manuel Hernández Gil Mancha, registrador espanhol, explanaram sobre a experiência internacional do combate à lavagem de dinheiro.

O curso teve continuidade hoje (27) com exposições do procurador da República Rafael Brum Miron sobre o tema “O Provimento 88/2019 – aspectos gerais – problemas mais comuns”; da presidente do Colégio Notarial do Brasil (CNB) – Conselho Federal, Giselle Dias Rodrigues Oliveira de Barros, sobre o tema “Coaf e os tabeliados brasileiros”; do tabelião de Protesto Mário de Carvalho Camargo Neto sobre o tema “Coaf e os protestadores brasileiros”; e do presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), Jordan Fabrício Martins, sobre o tema “Coaf e os registradores de imóveis do Brasil”.

O curso será concluído nessa quarta-feira (28). A gravação das aulas em breve será disponibilizada no canal da EPM no YouTube.

Comunicação Social TJSP – RF (texto) / Reprodução (imagens)

Fonte: Defesa Agência de Notícias