Cartórios bem pra ti: tabelionato de Notas e Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Tapejara

Desde 2013, a tabeliã e registradora Nelita Zanella está à frente do cartório e promove ações em prol da população

O projeto Cartórios bem pra ti, da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), dá sequência à série de reportagens com detalhes das ações sociais e outras iniciativas realizadas pelos cartórios do estado. O destaque desta vez é o Tabelionato de Notas e Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Tapejara, com entrevista especial da oficial da serventia Nelita Zanella, que está à frente do cartório desde 2013.

A par de todas as ações institucionais promovidas pelas entidades de classe, como campanhas do agasalho, campanha de doação do troco, entre outras, a titular do cartório ressalta que tem, como meta anual, a destinação de parte de seu imposto de renda às instituições de proteção ao menor e ao idoso. Também efetua a doação em dinheiro ao Hospital Municipal de Tapejara para o combate da pandemia de Covid-19.

“Acredito que vivemos em comunidade, e se vivemos em comunidade, temos que ter iniciativas para melhorar a vida das pessoas inseridas nessa comunidade. O Cartório não é uma ilha, e assim como as pessoas dependem do cartório para obterem seus documentos e exercerem sua cidadania, também o cartório, sem as pessoas da comunidade, não teria sentido de existir”, salienta Nelita.

Sobre as inciativas prevista ainda para este ano, a serventia pretende repetir as ações já realizadas nos anos anteriores, mas a oficial aponta que “também estamos vivendo uma retomada das atividades normais em virtude da diminuição da pandemia, e me engajarei na retomada das atividades sociais normais”.

Além de desenvolver ações em prol da população, entre os serviços disponibilizados aos cidadãos na serventia, a titular explica que “no Registro Civil das Pessoas Naturais, são executados os serviços de registros de nascimento, casamento, óbitos, como atividades próprias, e as demais atividades secundárias, como registro de emancipações no Livro E, retificações, anotações, informes, entre tantos outros”. Já no tabelionato, são executados os serviços de escrituras públicas de compra e venda, doação, permuta, contratos de diversas espécies, emancipações, pactos antenupciais, testamentos, reconhecimentos de filiação, reconhecimentos de firmas e autenticações, como atividades principais, e mais atividades acessórias, como retificações, anotações, informes, entre outros. Também está disponibilizado na serventia o serviço de Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA), autorizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio Grande do Sul (Detran/RS).

Ele ainda destaca que o cartório se trata de uma atividade essencial para que a população exerça a sua cidadania, e ressalta que uma pessoa sem o registro de nascimento não existe como cidadão, não pode exercer seus direitos e não pode se desenvolver como pessoa. “Na verdade, o cartório exerce um serviço de expertise altamente qualificada, a um custo baixo, o qual o cidadão comum, em sua grande maioria, não poderia usufruir a preços de mercado, em alguns casos, e diria, em sua grande maioria, no registro civil, efetuados gratuitamente à população”, complementou Nelita.

Como principais novidades implementadas no cartório nos últimos anos, o cartório vem buscando sempre uma atualização no exercício de suas atividades, procurando agregar novos conhecimentos e novas tecnologias, como a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Recentemente, também foi reformada as instalações para melhor atender ao público.

O Tabelionato de Notas e Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Tapejara fica localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 295, no bairro São Cristóvão. O município de Tapejara conta com uma área total de 240,613 km² e cerca de 19.252 habitantes, de acordo com o IBGE 2010.

Cartórios bem pra ti

O projeto Cartórios bem pra ti tem o objetivo de incentivar os registradores gaúchos a compartilharem inovações, mudanças de instalações, datas comemorativas de fundação e ações especiais promovidas nas serventias de Registro Civil do estado. Os interessados em participar do projeto podem enviar as informações iniciais para o e-mail comunicacao@arpenrs.com.br. Depois, a equipe de Comunicação da Arpen/RS entrará em contato para dar continuidade à produção da reportagem.

Participe do projeto e divulgue o desenvolvimento do seu cartório!

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS