Cartórios bem pra ti: conheça as ações sociais do Serviço Notarial e de Registro Civil das Pessoas Naturais de Frederico Westphalen

Em sequência ao projeto Cartórios bem pra ti, da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), neste mês a reportagem traz detalhes das ações sociais e outras iniciativas realizadas pelo Serviço Notarial e de Registro Civil das Pessoas Naturais de Frederico Westphalen, com entrevista especial da oficial da serventia, Sílvia Regina de Assumpção Carbonari.

Entre os projetos já promovidos pela serventia, está a campanha de incentivo à leitura, realizada nos meses de outubro e novembro de 2019, em alusão ao Dia das Crianças, em que cada criança registrada ganhava um livro infantil para que seus pais pudessem ler para o filho desde o nascimento, incentivando assim o hábito da leitura. Também se destaca a ação social de doação de cobertores, em que foram adquiridos 30 cobertores novos para doação à assistência social do município. Os colaboradores também participaram da campanha doando cobertores usados com bom estado de conservação.

Outra iniciativa realizada pelo Ofício é o “Varal Solidário”, que visa doação de roupas e calçados usados. A campanha consiste em um expositor comercial na frente da serventia, no qual todas as manhãs são expostas peças de roupas e calçados usados para que as pessoas que necessitam escolham livremente aquilo que precisam para levar. Colaboradores, vizinhos e diversas pessoas da comunidade uniram-se à campanha e, assim, diariamente são deixadas na serventia peças não utilizadas para doação. A campanha que estava prevista para o período de inverno se mantém em grande atividade e irá prosseguir enquanto houver doações.

A campanha “Verde Esperança”, iniciada em 2019, interrompida durante o ano de 2020 em razão da pandemia de Covid-19, e retomada no ano de 2021, consiste na doação de mudas de árvores frutíferas e nativas para cada criança registrada, para que seus pais façam o plantio das mesmas em homenagem à criança nascida e ambas cresçam juntas, estimulando assim a cultura de preservação do meio ambiente desde pequenos. As mudas são adquiridas gratuitamente em parceria com a Creluz, e crescem em lotes de 300 a 500 mudas que ficam sob os cuidados dos colaboradores da serventia até a entrega efetiva aos pais.

A oficial da serventia conta ainda sobre a “construção de local especial em área externa para realização de casamentos ao ar livre, com decoração e possibilidade de participação de familiares na cerimônia, possibilitando assim aos noivos, principalmente aos que não dispõe de condições de fazer comemorações, que possam registrar o momento tendo como fundo um ambiente alegre e bonito”, apontou Sílvia. O cartório também realiza participações em programas de rádio no formato de entrevistas, prestando orientações sobre diversos assuntos de interesse da comunidade.

Sobre as iniciativas futuras, destacam-se a implementação de várias ações para a evolução da gestão de pessoas, gestão de processos e gestão sócio ambiental, sempre visando a contínua melhoria na qualidade dos serviços prestados.

A serventia disponibiliza aos cidadãos os serviços das especialidades do Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas, com credenciamento para a prestação de outros serviços, como: Apostilamentos, convênio com a Receita Federal do Brasil para impressão e alterações de CPF e inclusão de procurações no sistema da Receita, e credenciamento junto a plataforma E-Notariado, para a elaboração de atos por videoconferência e emissão de certificados do e-Notariado.

“O Serviço Notarial e de Registro Civil das Pessoas Naturais tem fundamental importância para a população do município, bem como para os municípios vizinhos que fazem parte da comarca e não dispõem deste serviço instalado, para a segurança e eficácia dos inúmeros negócios jurídicos celebrados diariamente, bem como para o exercício pleno da cidadania relativamente aos atos do Registro civil das Pessoas Naturais. Conta com uma equipe composta pela titular, duas substitutas e dez colaboradores, capacitados para um atendimento seguro, humanizado e personalizado”, salientou Sílvia Carbonari.

Entre as principais novidades implementadas no cartório nos últimos anos, estão a mudança de sede e de toda a estrutura física, com substituição de todos os móveis e equipamentos de informática, para proporcionar agilidade, segurança e conforto aos usuários e colaboradores, bem como a implementação de segurança de rede, além das várias ações visando a melhoria contínua dos serviços prestados.

O cartório está localizado na Avenida Luís Milani, n° 720 – Salas 01/02, no Centro de Frederico Westphalen. O município, que fica a cerca de 427 km de Porto Alegre, tem uma população estimada em 31.120 habitantes de acordo com levantamento do IBGE de 2018.

Cartórios bem pra ti

O projeto Cartórios bem pra ti tem o objetivo de incentivar os registradores gaúchos a compartilharem inovações, mudanças de instalações, datas comemorativas de fundação e ações especiais promovidas nas serventias de Registro Civil do estado. Os interessados em participar do projeto podem enviar as informações iniciais para o e-mail comunicacao@arpenrs.com.br. Depois, a equipe de Comunicação da Arpen/RS entrará em contato para dar continuidade à produção da reportagem.

Participe do projeto e divulgue o desenvolvimento do seu cartório!

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS