Cartórios bem pra ti: ações sociais do Cartório Dunas

Serventia realiza iniciativas em prol da comunidade de Pelotas

O projeto Cartórios bem pra ti, da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), segue com a série de reportagens com detalhes das ações sociais e outras iniciativas realizadas pelos cartórios do estado. Desta vez, o destaque é o Tabelionato de Notas e Registro Civil do 1º Subdistrito de Dunas, em Pelotas (RS), também conhecido como Cartório Dunas.

O oficial da serventia, Edson Bertoglio Rodrigues, explica que o cartório participa de diversas campanhas, a mais recente promovida pela Arpen/RS – “Proporcionando calor no inverno” – , com a entrega da doação de agasalhos e alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Sentimos que devemos contribuir ainda mais com a população. Buscar uma forma de auxiliar a população em vulnerabilidade é o nosso projeto. No ano passado, montamos um calendário de boas ações juntamente com os funcionários do cartório”, ressaltou Edson sobre os projetos sociais realizados pelo cartório.

Para este ano, um cronograma foi elaborado com os colaboradores para o desenvolvimento das ações. A partir de março a ideia é incentivar o plantio de mudas de árvores a cada registro de nascimento realizado, pois além de enriquecer sobre educação ambiental, deixa qualquer lugar muito mais bonito. Em abril, serão arrecadados fundos para presentear todas as noivas com um botão de rosa, para lembrá-las de quanto o casamento é um ato importante e que a noiva é prestigiada pelo cartório, já que em maio, mês em que é celebrado o mês das noivas, muitos casais apenas oficializam a união no Registro Civil e, às vezes, não possuem condições de arcarem com qualquer tipo de confraternização.

Em junho está previsto o “Junho vermelho”, com a campanha de doação de sangue. Neste mês, será proposto a doação voluntária dos colaboradores e, ainda, será escolhido um dia da semana para utilizar uma vestimenta alusiva à campanha para incentivar a população.

Entre os meses de julho e agosto, como nos anos anteriores, a serventia continuará com a campanha do agasalho, só que desta vez, arrecadando também cobertores e alimentos para auxiliar as famílias no frio extremo e úmido na região de Pelotas. Em setembro e outubro será promovida a campanha para o “Dia das Crianças”, onde arrecadarão brinquedos para crianças de todas as idades e distribuirão em uma instituição local.

Já outubro é celebrado o “Outubro Rosa”. Os colaboradores, uma vez por semana, durante todo mês, utilizam uma vestimenta a fim de incentivar a população ao exame preventivo ao câncer de mama. No final do ano, em dezembro, será um mês para reflexão de como foi o ano e para se ter compaixão. Alimentos não perecíveis serão arrecadados para presentear o Natal de famílias carentes do bairro Areal, em Pelotas.

De acordo com Edson, garantir o exercício de direitos fundamentais através de documentos não é mais a única obrigação de um Cartório de Registro Civil. “Devemos aderir a campanhas que estimulem as pessoas a obter uma vida digna não só através de certidões, mas devem se sentir cidadãos informados, ou seja, conscientizar sobre doação de sangue, estimular a busca de exames a fim de reduzir a mortalidade, sensibilizar a população a ajudar o próximo. A comunidade precisa se sentir abraçada pelo cartório, onde não enxerga mais como um ambiente burocrático e sim um local onde encontrará generosidade”, apontou o titular.

O Cartório Dunas, além do Registro Civil das Pessoas Naturais, também atua como Tabelionato de Notas. No RCPN, além de nascimentos, casamentos e óbitos, possuem convênios firmados onde prestam serviços como “Ofícios da Cidadania”: emitem e corrigem CPFs, enviam pedidos de procurações para a Receita Federal e, ainda, aderiu à campanha Sinal Vermelho, onde auxilia mulheres que sofreram algum tipo de violência. Futuramente, a intenção da serventia é de firmar convênios para emitir certificados digitais e realizar o Apostilamento de Haia, além de iniciar a triagem de processos para pensão por morte e auxílio-maternidade.

“Historicamente oferecer segurança jurídica é o principal objetivo de um cartório, além de oferecer dignidade a um cidadão através do seu primeiro documento, a certidão de nascimento, e participar de demais momentos como casamento e óbito. Em Pelotas muitas famílias procuram os cartórios em que se sentem seguros, principalmente por tradição familiar e também pela população ser bem ‘bairrista’”, conta Edson.

Para o oficial, por se tratar de um cartório distrital, muitos pensam que é uma serventia pequena, porém, o bairro Areal possui cerca de 70 mil habitantes, ficando em torno de 10 minutos do centro da cidade e 15 minutos da Praia do Laranjal. “Nosso Cartório é considerado amplo, pois atende a população de diversos bairros, além de ser de fácil localização, possui várias opções de transporte público nas proximidades e também diversos locais para estacionamento gratuito, porque ainda não foi contemplado com estacionamento rotativo criado pela Prefeitura Municipal de Pelotas. Outrossim, atende à demanda do bairro, mas também “desafoga” o movimento do Centro”.

No último ano, o cartório foi contemplado com uma sala climatizada para realização de casamentos civis. Com decoração, o ambiente é reservado e acolhedor para um momento importante para o casal.

O Cartório está localizado na Avenida Domingos de Almeida, nº 1004, no bairro Areal, em Pelotas. O município, que fica a cerca de 257 km de Porto Alegre, tem uma população estimada em 343.132 habitantes de acordo com levantamento do IBGE de 2020.

Cartórios bem pra ti

O projeto Cartórios bem pra ti tem o objetivo de incentivar os registradores gaúchos a compartilharem inovações, mudanças de instalações, datas comemorativas de fundação e ações especiais promovidas nas serventias de Registro Civil do estado. Os interessados em participar do projeto podem enviar as informações iniciais para o e-mail comunicacao@arpenrs.com.br. Depois, a equipe de Comunicação da Arpen/RS entrará em contato para dar continuidade à produção da reportagem.

Participe do projeto e divulgue o desenvolvimento do seu cartório!

       

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS