depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 10 bonus 15 slot bonus new member 100 rtp slot gacor hari ini daftar slot via dana situs judi bola resmi rtp slot live
SBOBET slot dana

Brasileiros dizem preferir que emissão de passaporte seja feita por cartórios, diz pesquisa

Documento é hoje emitido pela PF; por falta de recursos, fila de espera chegou à marca de 100 mil pessoas

A maior parte da população brasileira (57%) diz acreditar que seria mais bem atendida se a emissão de passaportes pudesse ser realizada por cartórios, aponta pesquisa do instituto Datafolha contratada pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) e pela Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR).

A confecção de cadernetas de passaporte, atualmente, é feita pela Polícia Federal (PF). Por falta de recursos orçamentários, na semana passada a fila de espera para a emissão do documento chegou à marca de 100 mil pessoas. A emissão foi restabelecida no sábado (24).

Na pesquisa Datafolha, os respondentes ainda apontaram outros serviços que prefeririam que fossem realizados por unidades notariais e registrais brasileiras, como a emissão de documentos de identidade (66%), o registro de empresas (66%) e a papelada relacionada aos benefícios previdenciários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A pesquisa Datafolha ouviu 944 pessoas que declararam já ter usado serviços dos cartórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. A margem de erro é de três pontos percentuais. O levantamento foi realizado em maio deste ano e ainda é inédito.

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Fonte: Folha de S.Paulo