No dia 24 de janeiro de 2023, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS) completou seus 25 anos de existência. Para celebrar esse marco, conteúdos exclusivos que resgataram a história da entidade foram publicados, com detalhes de cada gestão e as principais ações e conquistas ao longo desses anos. Agora, chegou a vez de relembrarmos o trabalho executado pela equipe operacional da entidade.
Como parte da história da Arpen/RS, Fabiana Teixeira acompanha a trajetória da Associação há 20 anos como secretária executiva, e pôde ver de perto o trabalho e a luta das gestões que se sucederam desde 2002.
“Tenho muito orgulho de fazer parte da história da Arpen/RS. Comecei na segunda gestão, com a então presidente Elisabeth Schwab, quando a sede era em Novo Hamburgo/RS, anexada ao CRVA. Fiquei pelo menos quatro anos indo todos os dias e retornando a Porto Alegre. Estava finalizando minha formação na PUCRS, como secretária executiva. Sou muito grata por tudo”, destaca Fabiana.
Fabiana Teixeira, secretária executiva da Arpen/RS, em Assembleia Geral Ordinária e de Eleição da entidade biênio 2022/2024. Na foto: presidente Sidnei Hofer Birmann; vice-presidente Pedro Di Iulio Ilarri, conselheiro da diretoria Rogério Pereira Figueiredo; secretário Eduardo Kindel.
A secretária executiva iniciou sua trajetória profissional como estagiária da chefia da Divisão de Registro de Veículos do Detran/RS, no ano de 2000. Depois de dois anos, com o estágio em fase de conclusão, o engenheiro Gilson Araújo soube do projeto pelos registradores civis para a abertura da Central Detran-Arpen/RS de Suporte aos CRVAs, e assim surgiu a oportunidade de iniciar na Associação.
Fabiana Teixeira no XIII Congresso Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, promovido e organizado pela Arpen-Brasil, com apoio da Arpen-RS, em setembro de 2005, na cidade de Gramado/RS.
Desde então, já se passaram 20 anos de muito trabalho e aprendizado, completados em 2022. “Conheci pessoas maravilhosas, líderes incríveis, que muito admiro e tenho como referência. Muitos presidentes, diretores e diretoras queridos e queridas que moram no meu coração. Desejo que a Arpen/RS tenha ainda muitos anos de vida, de muito trabalho e de desafios que permitam trabalharmos ainda mais e com saúde, sempre. Agradeço a todos pela confiança, sou muita grata, de coração, por tudo. Vida longa à Arpen/RS”, complementa Fabiana.
Para o conselheiro da Diretoria da Arpen/RS, Rogério Pereira Figueiredo, Fabiana “é patrimônio da Arpen/RS, e merecedora de toda confiança e admiração pela competência comprovada e pela abnegação constante”. O diretor de Políticas Sociais e Cidadania, Gerson Vanderlei Gerlach dos Santos, também cumprimenta à secretária executiva “pela linda história na secretaria executiva de nossa entidade. Competência e dedicação são inatos, cortesia e eficiência no trato com os associados lhe identificam”.
28/05/2010 – Assembleia Geral Ordinária Arpen/RS e Sindiregis
“Parabéns, Fabiana, por fazeres parte desta história. Certamente devemos muito a ti, pela competência e cuidado com que tratas a entidade. Muito bom poder trabalhar contigo”, reforça o presidente da Arpen/RS, Sidnei Hofer Birmann.
Foto 1: Eliete Floripo, Márcia de Alencastro, Marcelo Martins, Aurora Ferreira, Fabiana Teixeira, Lucas Costa, Jaqueline Freitas (junto à equipe de colaboradores das entidades no XIII ENR). Foto 2: Fabiana Teixeira ao lado de Juliana Salerno (gestora do Sindiregis) e demais colegas, em momento de comemoração pela passagem do seu aniversário.
Na foto (da esquerda para direita): Aurora Ferreira, Nira Oliveira, Fabiana Teixeira, Thamyres Balok Schneider (em momento de confraternização em seu período de estágio entre os anos de 2014 e 2015), Valéria De Franceschi, Astrid Müller e Márcia Bica de Alencastro
Estagiária na Arpen/RS nos anos de 2014 a 2015, na gestão presidida pela Dra. Joana D’Arc de Moraes Malheiros, Thamyres Balok Schneider conta que a oportunidade na área do secretariado foi sua primeira experiência profissional após iniciar a faculdade, sendo de extrema importância e muito aprendizado. “A Fabiana Teixeira na época foi minha supervisora, me passou seus conhecimentos com muita paciência e maestria, e até hoje ela é um exemplo de profissional que guardo com muito carinho e admiração. Foi muito legal também participar da campanha para fornecimento gratuito de certidões para pessoas e crianças carentes”, aponta Thamyres.
A Central Detran-Arpen/RS de Suporte aos CRVAs é um grande marco entre os benefícios oferecidos aos associados (as) da Associação.
A Arpen/RS, em parceria com o Detran/RS, criou a Central Detran/Arpen-RS de Suporte aos CRVAs, a qual iniciou suas atividades em 1º de novembro de 2002.
O trabalho da equipe, atualmente composta pelos coordenadores do Suporte aos CRVAs Ébert Silveira, Márcio Enck, Sidinei Luvison, Adriano Cousseau e Jean Carlos Taffarel, baseia-se em auxiliar os CRVAs associados quanto às dúvidas de procedimentos diários, recebendo cerca de 50 consultas por dia.
Foi na gestão presidida pelo Dr. Arioste Schnorr que o serviço prestado pela equipe de Suporte da Arpen/RS foi retomado (o trabalho havia sido suspenso em virtude de decisão da gestão anterior da Autarquia).
“Trabalho em CRVA há 20 anos e faço parte da equipe de Suporte aos CRVAs desde seu início, do qual agradeço a Arpen/RS pela confiança e oportunidade. Em conjunto, buscamos consenso sobre a aplicabilidade da legislação e procedimentos relativos ao registro veicular, visando sempre a padronização. É um enorme prazer fazer parte deste grupo com grande experiência, pois além de auxiliarmos os colegas em todo o estado, acompanhamos diversos tipos de ocorrências que muitas vezes nem são do nosso cotidiano, fato que nos traz amplo aprendizado. A criação do Suporte foi uma excelente ideia da entidade, visto que auxilia rapidamente os CRVAs, sanando as dúvidas dos colaboradores e aumentando a qualidade dos serviços prestados ao público”, salienta o coordenador Sidinei Luvison.
Para o coordenador Márcio Enck, “a criação do Suporte da Arpen, através do Memorando Circular 026/2017, foi um marco na relação da Associação com o Detran/RS. Demonstra a credibilidade dos profissionais dos CRVAs com a Autarquia, a partir do momento em que autoriza a entidade através de seus coordenadores, orientar os CRVAs nas questões relacionadas aos procedimentos e legislação aplicados ao registro de veículos, agilizando assim a prestação de um serviço tão essencial à população gaúcha e ainda desafogando os questionamentos encaminhados à Divisão de Registro de Veículos. Como um dos coordenadores que colaboram no suporte, tenho o privilégio de fazer parte desta equipe seja na busca da solução para as dúvidas encaminhadas, seja nas reuniões com o Detran/RS sempre com o objetivo de encontrar o melhor para os Centros de Registro”.
“O Suporte da Arpen hoje é referência perante os profissionais da área do registro de veículos, conquistando ao longo desse período credibilidade frente a Divisão de Registro de Veículos – DRV, tendo em vista a qualidade e fundamentação em todas as demandas que são recebidas, atingido uma média de 50 questionamentos por dia. Fazer parte desse seleto grupo do Suporte gera um sentimento de orgulho, pois é uma forma de poder compartilhar e contribuir com os colegas todo o conhecimento adquirido ao longo da carreira profissional, com o principal objetivo de padronizar e uniformizar os procedimentos e interpretações das normas jurídicas nos CRVAs de todo o RS, bem como auxiliar nas mudanças que surgem constantemente nesse ramo”, reforça um dos coordenadores da atual equipe, Jean Carlos Taffarel.
De acordo com o coordenador de Suporte Adriano Cousseau, “o setor sempre tem o cuidado nas suas respostas, com embasamento legal e em consonância ao entendimento da DRV, dando assim segurança aos colegas em seus procedimentos. Eu, sinto-me orgulhoso de fazer parte desta equipe, formada por grandes coordenadores, dotados de vasto conhecimento na área e mente aberta para novas interpretações, tornando o suporte uma baita ferramenta aos associados. Agradeço especialmente a Arpen, por me proporcionar a estar na equipe e agradecer também pelo empenho que trata os assuntos relacionados aos associados, com assistência e coordenado inigualável”.
“A Arpen/RS, através de suas Diretorias, brilhantemente trabalhou para que o projeto Suporte Arpen fosse criado e o implantou com o intuito de agregar serviços aos seus associados. Temos plena convicção de que o Suporte Arpen aos CRVAs é de suma importância para a categoria, constituindo-se numa ferramenta extraordinária; ao alcance de todos, com respostas rápidas e didáticas. Além da colaboração aos CRVAs e por excelente interação e credibilidade junto à DRV-Detran/RS, o Suporte contribui de maneira significativa para desafogar a demanda naquele Órgão, permitindo que lá sejam tratadas situações que necessitam liberações sistêmicas ou permissões específicas, o que resulta maior agilidade no atendimento ao usuário. Com imensurável orgulho, sinto-me privilegiado em fazer parte do extraordinário grupo de Coordenadores que compõem o Suporte Arpen aos CRVAs, desde a sua criação”, enfatiza o coordenador Ébert Silveira.
Equipe de Suporte aos CRVAs durante a 3ª edição do projeto da série de lives “Suporte aos CRVAs: Procedimentos do Registro de Veículos. As lives são coordenadas pelo presidente da Arpen/RS, Sidnei Hofer Birmann, ou algum diretor representante, e contam com a participação dos coordenadores da equipe de suporte da entidade, Adriano Cousseau, Ébert Crisóstomo, Jean Carlos Taffarel, Márcio Enck e Sidinei Luvison.
Uma das primeiras integrantes da equipe de Suporte aos CRVAs, a advogada Ana Rosi Vieira Oliboni parabeniza a Associação pelos 25 anos completados. “São 25 anos de inúmeras iniciativas em prol dos associados, porém, ressalto em especial, a criação da “Equipe de Suporte aos CRVAs”, da qual tive a honra de fazer parte, cuja função era orientar e auxiliar os profissionais de CRVAs em uma atividade pioneira, orientações que colaboraram e colaboram até hoje para instituir um registro de veículos seguro e confiável, realizado pelo Registro Civil das Pessoas Naturais. Agradeço pela experiência e conhecimento agregados”, completa Ana Oliboni.
Ana Rosi Oliboni em foto da época em que atuava como Consultora do Suporte Arpen-RS aos CRVAs.
Já para Fabiano Pinheiro da Silva, que participou como consultor da primeira equipe que atuou na Central Detran/Arpen-RS de Suporte aos CRVAs, “embora as orientações emanadas da Central tivessem caráter consultivo, visavam colaborar com a Divisão de Veículos do Detran/RS no atendimento das dúvidas encaminhadas pelos CRVAs e que relacionadas ao registro de veículos. Acredito que a Central de Suporte tenha sido um valoroso instrumento de auxílio aos CRVAs, tendo, de alguma forma, contribuído para que esses pudessem prestar um serviço de qualidade aos cidadãos usuários dos serviços de registro veicular”.
Fabiano Pinheiro da Silva (a esquerda) na primeira sede da Central de Suporte aos CRVAs, em Novo Hamburgo; e Beatriz Ruthner da Motta, diretora da Arpen-RS na gestão da época.
“Posso afirmar que foi um desafio, ao qual procurei me dedicar com esmero, e acredito ter crescido como profissional, pois os desafios eram muitos. Tive muito orgulho de ter sido indicada para executar este trabalho, e espero, sinceramente, ter deixado boas impressões sobre o tempo em que estive ali” aponta Cristina Krupp, uma das primeiras consultoras na Central Detran-Arpen.
Cristina Krupp em um momento em que participou de atividade em Porto Alegre, na sede do Sindiregis.
Ana Rosi Vieira Oliboni, Cristina Krupp e Fabiano Pinheiro da Silva atuavam como IVDs nos CRVAs 0010/0015, de Novo Hamburgo/RS.
Em celebração aos 25 anos da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul, uma série de conteúdos especiais resgatam a história da entidade em prol dos registradores civis gaúchos. Confira os conteúdos através dos canais de comunicação da Arpen/RS.
Leia também as matérias especiais das gestões anteriores:
➡️ 1ª gestão (1998 a 2002) – https://bit.ly/3DzKS5W
➡️ 2ª gestão (2002 a 2006) – https://bit.ly/3RuohNV
➡️ 3ª gestão (2006 a 2010) – https://bit.ly/3wP1jHW
➡️ 4º gestão (2010 a 2012) – https://bit.ly/3Y3WvKT
➡️ 5ª gestão (2012 a 2016) – https://bit.ly/3RI9oI6
➡️ 6ª gestão (2016 a 2020) – https://bit.ly/3xdLF9b
➡️ 7ª e atual gestão (2020 a 2024) – https://bit.ly/3lBPh25
Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS