Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da 6ª Zona de Porto Alegre realiza atendimento à população atingida pelas enchentes na Igreja Bola de Neve

Em uma ação conjunta realizada no final de semana, funcionários do cartório e do Tribunal de Justiça do RS uniram forças em um mutirão com a organização voluntária da Igreja Bola de Neve

Durante a tarde de sábado (18/05), o RCPN da 6ª Zona realizou atendimentos para emissão de documentação básica juntamente com a equipe do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, no bairro Sarandi, em Porto Alegre. O espaço foi cedido pela Bola de Neve Church e a organização feita por voluntários membros da própria igreja. No dia, foram realizadas cerca de 150 solicitações de certidões.

A região onde a igreja está localizada é uma das mais atingidas pela inundação. Devido ao extravasamento de um dique, grande parte da área foi tomada pela água, que atingiu 4 metros, deixando o bairro submerso. A iniciativa de ceder o espaço para atender a população foi do advogado e membro Renan Mello, que contatou o RCPN da 6ª Zona e o TJRS. Por conta do risco de rompimento da comporta que segurava as águas no momento mais crítico vivenciado na cidade, a igreja não tinha condições de estruturar um alojamento. No entanto, ela opera como centro de doação e distribuição. “Nós acolhemos os moradores, fazemos uma triagem e verificamos as necessidades reais dessas pessoas, seja de alimento, de roupa ou alimentação”, explica Renan.

Na tarde de sábado, muitas pessoas compareceram ao local solicitando certidões de nascimento e casamento. Foram cerca de 150 pedidos, e os documentos solicitados ao cartório eram expedidos e materializados na hora. Este foi o caso da moradora do bairro, Aline Gonçalves. “Sou moradora do Sarandi há 42 anos. Já é a segunda vez que passo por uma enchente. Fico muito agradecida, porque senão seria bem difícil fazer todos os documentos”, relata ela, mencionando que precisou fazer o pedido das certidões dela e de seus quatro filhos. Diante da situação de calamidade, famílias inteiras se dirigiam aos atendentes para solicitar seus documentos. “É uma tristeza imensa. A gente vê crianças, pais, avós, todos nessa situação tão calamitosa, e já se passaram vários dias que continuam assim em Porto Alegre. Como o Sarandi, que é a região do cartório, tremendamente prejudicada e alagada”, conta Carlos Fernando Reis, registrador do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais da 6ª Zona.

Os atendimentos da ação emergencial seguem ainda sem data de encerramento e estão acessíveis em vários outros pontos fixos de Porto Alegre. São eles: Shopping João Pessoa, Tudo Fácil Zona Norte, Shopping Total, próximo ao supermercado Zaffari, e no Foro Regional do Partenon. As emissões são totalmente gratuitas e indispensáveis para a obtenção de outros documentos, como a carteira de identidade. Sobre estender os atendimentos na Igreja Bola de Neve, Renan Mello afirma que a possibilidade está em análise e será avaliada de acordo com a demanda da localidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação