depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 10 bonus 15 slot bonus new member 100 rtp slot gacor hari ini daftar slot via dana situs judi bola resmi rtp slot live
SBOBET slot dana

Projetos que tratam da desanexação de cartórios são aprovados na ALRS

Os deputados aprovaram na sessão plenária desta terça-feira (22) o PL 251 2019, que dispõe sobre a contratação do seguro garantia nos contratos públicos de obras ou de fornecimento de bens e serviços patrocinados pelo Poder Público do Estado do Rio Grande do Sul.  De autoria do deputado Mateus Wesp (PSDB), a proposta tem como objetivo melhorar a prestação dos serviços e evitar atrasos na conclusão de obras públicas.

Segundo Wesp, os atrasos e paralisações de obras do estado são, em geral, resultados de “péssimas arquiteturas institucionais e de normas arcaicas que orientam as contratações públicas”. Já o projeto, aprovado por 45 votos a um, prevê indenização ao setor público por atrasos e determina que  a seguradora fiscalize os contratos até o final da execução, sem necessidade de relicitação, conforme o parlamentar.

Wesp revelou  que mecanismo semelhante já é adotado pela administração pública nos Estados Unidos e na Alemanha.

Antes, o plenário já havia aprovado outras cinco matérias.

Agricultura familiar

Por 44  votos a um, os parlamentares aprovaram  o PL 137 2020, da deputada  Silvana Covatti (PP), que dispõe sobre a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar por  estabelecimentos penitenciários do Rio Grande do Sul.

Em defesa do projeto, o deputado Zé Nunes (PT) afirmou que a ampliação dos espaços institucionais de comercialização é fundamental para apoiar a agricultura familiar,  que responde por 25% do PIB gaúcho. O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, Adolfo Britto (PP), e os deputados Clair Kuhn (MDB), Elton Weber (PSB), Zilá Breitenbach (PSDB) e Jeferson Fernandes (PT)  também se manifestaram  em apoio à matéria.

Já o deputado Fábio Ostermann (NOVO) se contrapôs à proposta, argumentando que ela representa “reserva de compras públicas para uma categoria específica”. Ele considera que já há um programa federal que normatiza o tema e que a medida significa “uma resposta ilusória para os problemas da agricultura familiar, que são de competitividade”.

Outro projeto aprovado na tarde de hoje foi o PL 154 2019, apresentado pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), que institui o Comitê de Prevenção e Solução de Disputas em contratos administrativos continuados celebrados pelo Estado do Rio Grande do Sul.

Poder Judiciário

Dois projetos do Poder Judiciário também foram aprovados na tarde desta terça-feira: o PL 237 2020, que desanexa o Tabelionato de Protesto de Títulos do Serviço de Registros Públicos do município de Encantado, anexando-o ao Tabelionato de Notas do mesmo município, e o PL 208 2021, que desanexa o 1º Tabelionato de Protesto do Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Registros Especiais de Ijuí, aglutinando-o ao 2º Tabelionato de Protesto de Ijuí, numa única serventia.

Antes de cair o quórum da sessão, impedindo a votação de seis matérias que ainda constavam na Ordem do Dia, os deputados aprovaram o PR 14 2021, da Mesa Diretora, que anistia perdas dos tempos de comunicações de liderança, conforme determina o  Regimento Interno da Assembleia Legislativa,  ocorridas no período de 3 de abril de 2020 a 8 de novembro de 2021.

A próxima sessão deliberativa vai ocorrer em 8 de março.

Fonte: Agência de Notícias