depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 10 bonus 15 slot bonus new member 100 rtp slot gacor hari ini daftar slot via dana situs judi bola resmi rtp slot live

Em live, entidades extrajudiciais gaúchas apresentam pleitos da categoria ao novo corregedor-geral da Justiça do RS

Evento aconteceu pelo canal do Youtube do Cartório Gaúcho nesta quarta-feira (09.02)

Nesta quarta-feira (09.02), a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e o Fórum de Presidentes das entidades notariais e registrais gaúchas promoveram a live “Abertura do ano notarial e registral”, com a participação do corregedor-geral da Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador Giovanni Conti. A transmissão aconteceu pelo canal do Youtube do Cartório Gaúcho, com mais de 130 acessos simultâneos, e pode ser conferida neste link.

Na abertura, o presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva, cumprimentou a todos os presentes e deu as boas-vindas ao novo corregedor-geral da Justiça do RS, explicando sobre a atuação do Fórum de Presidentes. “A Anoreg/RS reúne e congrega todas as entidades do estado. Essa congregação se deu a um grande lance dado na gestão do colega Paulo Ávila, juntamente com o Danilo Kunzler, de formar um Fórum de Presidentes para trazer todas aquelas questões que são de interesse de todos, e cada uma continua com sua independência para fazer suas atividades”, destacou Lamana Paiva.

O Fórum de Presidentes é composto pelas seguintes entidades: Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS); Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN); Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS); Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS); Colégio Registral do Rio Grande do Sul; Instituto de Estudos de Protestos do Rio Grande do Sul (Iepro/RS); Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul (IRTDPJ/RS); Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS); Sindicato dos Serviços Notariais do Estado do Rio Grande do Sul (Sindinotars) e Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis). A Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Fundação Enore/RS) e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Área Notarial e Registral (Coopnore) participam como entidades parceiras.

“A atividade extrajudicial é fundamental para resolver conflitos e dar segurança jurídica, especialmente nos tempos atuais, e falo isso também na condição de advogado, e a importância da atividade para o judicial, inclusive desafogando o poder judiciário. Parabenizo o trabalho desenvolvido com tanto emprenho pela Anoreg/RS e pelo Fórum de Presidentes, que dedicam seu tempo em um projeto voluntário e que tem muitos benefícios para a classe”, disse o presidente da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral do RS, deputado estadual Elizandro Sabino (PTB), que também participou da live.

Sabino também citou a ouvidoria da Anoreg/RS e do Fórum de Presidentes, que tem por objetivo trabalhar em conjunto com os notários e registradores para resolver possíveis conflitos internamente, com a intenção de aprimorar os serviços extrajudiciais e a satisfação dos usuários, evitando que reclamações e insatisfações cheguem a instâncias superiores.

Na sequência, Lamana Paiva fez um breve relato do currículo do desembargador Giovanni Conti. O novo corregedor-geral é formado em Direito pela PUCRS e mestre em Direito pela Unisinos. Foi pretor, promotor de Justiça e, em 1990, aprovado para o cargo de juiz de Direito. Atuou como juiz-corregedor, juiz assessor da Presidência e das Vices do TJRS e diretor do Foro Central da Comarca de Porto Alegre. Em 2013, promovido por merecimento para o cargo de desembargador do TJRS.

“Vamos iniciar uma caminhada e espero ter a Anoreg Rio Grande do Sul do nosso lado e o Fórum de Presidentes, assim como também os notários, registradores, e todas as entidades que o Dr. Lamana Paiva já fez referência. Espero contar com a colaboração de todos e, obviamente, a recíproca será sempre verdadeira”, ressaltou o desembargador Giovanni Conti. Em sua fala, ainda citou as cinco diretrizes da Corregedoria-Geral da Justiça do Rio Grande do Sul (CGJ/RS), que contemplam orientação, apoio, qualificação, instrumentalização e correição.

Em seguida, os presidentes das entidades extrajudiciais do RS apresentaram os principais pleitos da categoria, como um projeto de doação de órgãos, a manutenção das serventias atingidas pela Renda Mínima, a realocação dos atingidos pela Resolução 80 do CNJ, o pagamento dos emolumentos com cartão de crédito/débito, os pagamentos retroativos das guias do selo pagas em atraso, e a reforma da Resolução 818 do COMAG que trata da criação de novos cartórios.

Na oportunidade, ainda foram elencados o reajuste das faixas da Tabela de Emolumentos, a situação dos interinos e a assinatura digital da matrícula. Uma reunião presencial está marcada para a próxima terça-feira (15.02) com o corregedor-geral da Justiça do RS.

Participaram da live o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), José Flávio Bueno Fischer; o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul e da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN), Sérgio Mersserschmidt; o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Sidnei Hofer Birmann;  o presidente do Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO/RS) e vice-presidente da Anoreg/RS, Romário Mezzari; o  presidente do Sindicato dos Serviços Notariais do Estado do Rio Grande do Sul (Sindinotars), José Carlos Guizolfi Espig; o presidente do Instituto de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul (IRTDPJ/RS), Marco Antonio da Silva Domingues; a presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Notários e Registradores (Coopnore), Margot Virgínia de Souza; o presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), Calixto Wenzel; a presidente da Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul – Fundação Enore/RS, Juliana Follmer; o juiz-corregedor, Maurício Ramires ; o tesoureiro do Sindiregis, Edison Ferreira Espíndola e o assessor institucional da Anoreg/RS, Marcos Pippi.

Fonte: Assessoria de Comunicação