depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 10 bonus 15 slot bonus new member 100 rtp slot gacor hari ini daftar slot via dana situs judi bola resmi rtp slot live

Cartórios bem pra ti: Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da 1ª Zona de Porto Alegre

Projeto da Arpen/RS destaca neste mês a história do 1º ofício de RCPN da capital gaúcha

O projeto Cartórios bem pra ti, da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), apresenta neste mês o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da 1ª Zona de Porto Alegre, com entrevista especial do oficial da serventia, Calixto Wenzel, que está à frente do cartório há quase 50 anos, desde fevereiro de 1977. Junto à serventia, também funciona o Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) Farrapos.

Criado em 15 de janeiro de 1889, o cartório já esteve localizado em diferentes endereços da capital gaúcha. Inicialmente instalado no Centro Histórico de Porto Alegre, atualmente a serventia tem seu endereço fixado, desde 2008, na Rua Comendador Coruja, nº 246, no bairro Floresta, e abriga quase 40 colaboradores. O oficial Calixto Wenzel conta que a mudança para a sede atual ocorreu da necessidade de juntar em um mesmo local os serviços do cartório e do CRVA.

Sobre o acervo documental, Calixto destaca que a parte mais antiga que possuem de arquivo é a de casamento, com certidões desde 1889. “Antigamente existia a 1ª zona de casamentos que é este cartório, e existia a 1ª zona de nascimentos, óbitos e livro E, que é a atual 4ª zona, mas depois este cartório passou a fazer nascimento e óbitos, e como esse é o 1º ofício de registro civil, ele tem um livro privativo que é o livro E e que só existe no 1º ofício de registro civil”, explica o titular.

Entre as ações sociais com participação do cartório, destacam-se os projetos mais recentes: Registre-se!, Cartório Cidadão e Justiça Itinerante, todos em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), e que contam com a emissão de segunda via de certidões de nascimento e/ou casamento, além do fornecimento de informações gratuitas sobre os atos relacionados ao Registro Civil.

A serventia também integra a escala do plantão de registro de óbitos de Porto Alegre, localizado na Central de Atendimento Funerário (CAF-POA), que funciona todos os dias e durante 24h.

O cartório oferece para a comunidade a emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de outros atos relacionados a vida civil, como interdição, emancipação, opção de nacionalidade, entre outros. Ainda, em relação aos novos atos, realizam a alteração de nome e gênero, paternidade socioafetiva, alteração de prenome, união estável e casamentos homoafetivos.

Entre as novidades implementadas no cartório nos últimos anos está a mudança da sede da serventia e o investimento em tecnologia, com aquisição de novos computadores, impressoras e em servidor, de acordo com as normativas impostas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para assegurar a segurança dos dados registrados. “Tivemos uma série de pontos para melhorar e adaptar, como por exemplo, o servidor, que precisa ficar em sala refrigerada e chaveada, com um computador que copia automaticamente, além das formas de backup físico e em nuvem, e a digitalizações dos livros”, pontua o registrador civil.

A iniciativa da Central Eletrônica de Publicações e de Interdições e Tutelas (CEPIT), mantida e operada pela Arpen/RS, foi enfatizada pelo titular. A ferramenta permite a busca por registros de interdições e acrescenta segurança jurídica aos atos notariais relacionados à transferência de imóveis. A central é autorizada pelo provimento 34/2022-CGJ-RS.

Ao falar sobre a importância do registro civil, Calixto Wenzel aponta que é de todas as atividades, nesses últimos anos, a que mais sofreu alterações, principalmente de normas do CNJ, e que a especialidade é de vital importância, salientando que hoje temos a possibilidade do casamento homoafetivo, a filiação socioafetiva, a união estável e que se pode alterar o nome e o gênero, e mais recentemente, com a Lei nº 14.382/22,  é permitido fazer a alteração do prenome a qualquer pessoa maior de 18 anos, apenas uma vez e independente do motivo.

“Essas novidades nós temos que acompanhar, e nossa importância tem tudo a ver com a dignidade da pessoa, como seu nome e estado civil. Nós somos o serviço que tem mais a ver com a o ser humano, o que tem um vínculo direto e quase exclusivo com as pessoas. A gente registra sentimentos, o registro civil é um registrador de sentimentos”, finaliza o oficial.

 

Cartórios bem pra ti

O projeto Cartórios bem pra ti tem o objetivo de incentivar os registradores gaúchos a compartilharem inovações, mudanças de instalações, datas comemorativas de fundação e ações especiais promovidas nas serventias de Registro Civil do estado. Os interessados em participar do projeto podem enviar as informações iniciais para o e-mail comunicacao@arpenrs.com.br. Depois, a equipe de Comunicação da Arpen/RS entrará em contato para dar continuidade à produção da reportagem.

Participe do projeto e divulgue o desenvolvimento do seu cartório!

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS