ArpenRS realiza reunião com a presidência do TJRS e apresenta manifestação de interesse para emissão de RG nas unidades de Registro Civil do estado

A presidente do TJRS, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira recebeu, na tarde desta quarta-feira (18), representantes da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (ARPEN/RS). O objetivo do encontro foi manifestar o interesse da categoria quanto a implementação da prática de atos preparatórios de emissão de Registro Geral (RG), pelos Registros Civis de Pessoas Naturais do RS.

O presidente da entidade e registrador civil de pessoas naturais de Uruguaiana, Sidnei Hofer Birmann, agradeceu a recepção e destacou a importância do diálogo com o Judiciário, colocando a ARPEN/RS à disposição para a realização de ações sociais que possam envolver o registro civil de pessoas naturais, com vistas ao exercício da cidadania. Nesse sentido, o vice-presidente Pedro Di Iulio Ilarri, registrador civil de Vacaria, rememorou sobre o trabalho intensivo realizado pelos registradores civis durante a pandemia e ressaltou a atenção ininterrupta aos usuários dos serviços considerados essenciais.

Ao agradecer a visita, a magistrada expressou que a Corregedoria Geral de Justiça possui agenda com o novo secretário de segurança pública do estado, oportunidade em que será externada a intenção do novo serviço pelos RCPNs. O juiz-corregedor, Maurício Ramires, informou que foi dirigido pedido de manifestação tanto ao Instituto Geral de Perícias (IGP) quanto a Secretaria de Segurança Pública, mas sem retorno até o momento. A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, colocou-se ao dispor dos representantes da Arpen/RS e ao que necessitarem. O encontro, ocorrido em seu gabinete, na Presidência do Tribunal de Justiça do RS, no bairro Praia de Belas da Capital, reuniu também o Juiz Assessor da Presidência, Luiz Felipe Severo Desessards.

Também acompanhou a reunião, a secretária executiva da Arpen-RS, Fabiana Teixeira.