Sede do TJRS será reaberta ao público externo a partir de 02/09

Os prédios que compõem a sede da Justiça Estadual, localizados na Avenida Borges de Medeiros, nº 1565, em Porto Alegre, fortemente afetados pela inundação ocorrida no mês de maio, estarão liberados para acesso do público externo a partir do dia 02/09/24.  Já  magistrados, servidores, estagiários e colaboradores poderão retornar a partir da próxima terça-feira (20/08/24).

 

Na sede do TJRS, estão localizados os gabinetes da Administração da Corte, as sessões de julgamento no âmbito do 2º grau são realizadas, e funcionam secretarias, direções e setores estratégicos. O prédio anexo abriga gabinetes de magistrados e seis andares de estacionamento, dos quais três (no subsolo), além do pavimento térreo, foram inundados no auge do evento climático que assolou grande parte do Rio Grande do Sul.

 

“Trabalhamos muito para podermos chegar até este momento de retorno, a Administração e as Direções do Tribunal não mediram esforços para que voltássemos com a estrutura e a segurança necessárias”, afirma o Presidente Alberto. “Voltamos ao prédio quando tivemos a plena certeza de poder oferecer essa segurança no retorno. Reparos ainda estão sendo feitos e contamos com a compreensão de todos e todas nos possíveis ajustes que ainda enfrentaremos no nosso dia a dia”, considera. “Somos resilientes e voltamos ainda mais fortes e unidos”, finaliza o magistrado.

 

Vistoria

 

Na manhã de ontem (15/08), o Presidente Alberto Delgado Neto, acompanhado da 3ª Vice-Presidente do TJRS, Desembargadora Lusmary Fátima Turelly da Silva, e do Diretor de Infraestrutura, Arquiteto Giovani Lino, percorreu as instalações externas e internas das duas edificações.

 

A visita compreendeu o subsolo, estacionamento, elevadores, gabinetes de magistrados, salas de sessões de julgamento e também o restaurante. O grupo ainda esteve no 12º andar do prédio-sede, onde funcionam a Presidência, as Vice-Presidências e a Corregedoria-Geral da Justiça. O roteiro foi finalizado no saguão do 2º andar, entrada principal do público em geral, após a vistoria das obras da nova sede da Direção-Geral e Assessorias.

 

De acordo com o DINFRA, além dos prédios do TJRS, do Foro Central e do Centro de Formação do Judiciário (CJUD), todos localizados na área do bairro Praia de Belas, próximo da Orla do Guaíba, o Poder Judiciário teve ao todo 20 edificações atingidas na Capital e no Interior.

 

Também estiveram presentes a Diretora de Comunicação Social do TJRS, Jornalista Adriana Arend, os Diretores de Departamentos da DICOM, Jornalistas Fábio Berti (Marketing Institucional e Comunicação Digital) e Analice Bolzan (Relações Públicas), o Assessor da Presidência Ivandre de Jesus Medeiros e assessores.

 

Fonte: TJRS