Vira e mexe você precisa utilizar a certidão de nascimento para algo como a inscrição na faculdade ou ainda quando o emprego novo exige. É neste momento que você percebe que ou perdeu o documento ou vê que o desgaste do tempo foi grande. Mas há uma maneira de tirar uma 2ª via do documento online.
Com isso, você não precisa mais se dirigir a um cartório, enfrentar filas (o que em momento de pandemia não é aconselhável) e ainda correr o risco de ficar parado no trânsito.
Para tirar uma nova via da certidão de nascimento basta utilizar o site Registro Civil, canal idealizado pela Arpen Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil).
Veja a seguir o passo a passo para pedir o documento.
Como tirar certidão de nascimento online
1 – Entre no site
Acesse o site Registro Civil e crie uma conta. Para isso, você precisará colocar dados como nome completo, data de nascimento, celular, email, entre outros.
2 – Clique na opção “Nascimento”
3 – Preencha os campos informando o estado, a cidade e o cartório
4 – Insira dados pessoais
Informe nome completo, CPF, data de nascimento e filiação (nome do pai e da mãe). CPF e data de nascimento não são informações obrigatórias.
5 – Dados do registro
Se tiver sua certidão de nascimento antiga, veja os dados para preencher livro, folha e termo. Mas, se tiver perdido o documento, basta clicar em próximo.
6 – Forma de envio
Escolha se a segunda via da certidão de nascimento será enviada por email ou impressa em papel oficial. Essa segunda opção será enviada pelos Correios ou poderá ser retirada em cartório.
7 – Confirme dados e valor
O próximo passo será observar se todos os dados estão corretos, concordar com os termos de uso e verificar o preço que deve pagar.
8 – Entrega do documento impresso
Após pagar o documento, caso você tenha optado pela certidão de nascimento impressa, escolha a melhor forma de recebimento – por sedex ou carta registrada.
9 – Forma de pagamento
Em seguida, selecione a forma de pagamento (cartão de crédito ou boleto) e pronto. Você vai receber (ou imprimir) sua segunda via de certidão de nascimento.
Fonte: UOL