Projeto “Recomeçar é Preciso!” atende mais de 70 pedidos de documentos em Guaíba

A ação ocorreu no Centro Humanitário Santa Rita

 

Mais de 70 pedidos de segunda via de documentos, entre certidões de nascimento e casamento foram solicitados hoje (4/6) no alojamento temporário instalado no Centro Humanitário Santa Rita, no município de Guaíba. A ação faz parte do projeto “Recomeçar é Preciso!”, iniciativa que auxilia pessoas atingidas pela enchente a recuperarem documentos.

 

Segundo a Juíza de Direito da 1ª Vara Criminal de Guaíba, Andreia da Silveira Machado, o alojamento está situado em um dos locais da cidade mais atingidos com a enchente. Na tarde desta terça-feira (4/6), também houve atendimento de pedidos de certidões no Foro de Guaíba.

 

Na quarta-feira, a ação ocorrerá no Projari (Projeto Artesanato, Recreação e Informática, localizado na Avenida João Salazar, 250), das 13h30min às 17h. Na quinta-feira, retornará ao Centro Humanitário Santa Rita das 8h às 17h.

 

Sobre o Programa Recomeçar é Preciso!

 

A ação emergencial para a recuperação de documentos que está sendo realizada em diversos locais do Estado faz parte do programa denominado “Recomeçar é Preciso!”. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Presidência do TJRS, a Corregedoria-Geral da Justiça, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os Registradores Civis do RS, o Comitê Gestor do Plano Social da Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humano, o Ministério Público do Estado e a Defensoria Pública do Estado. Conta também com o apoio da Polícia Federal, da OIM (Agência de Migração da ONU), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

 

Fonte: TJRS