Na última terça-feira (29.08) e quarta-feira (30.08), o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Sidnei Hofer Birmann, e o vice-presidente da entidade, Pedro Di Iulio Ilarri, estiveram em Brasília, acompanhados do assessor institucional, Marcelo Soletti, para debater pautas de interesse do registro civil gaúcho e dos Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs).
A primeira agenda foi na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), onde se reuniram com o gerente de projeto do Senatran, Basílio Militani Neto, para falar sobre a evolução tecnológica e a importância dos CRVAs estarem inseridos nesse contexto e em novas ferramentas que possam surgir. Na passagem à capital do Brasil, os diretores também fizeram visitas de cortesia ao gabinete da deputada Any Ortiz, do deputado Afonso Motta, do deputado Luciano Azevedo e do deputado Carlos Gomes, neste último tratando do PL 9395/2017, que dispõe sobre o ressarcimento dos oficiais de registro civil das pessoas naturais pelos atos gratuitos efetivamente praticados e não compensados, destacando o período de 1997 a 2006, quando entrou em vigência a Lei Estadual nº 12.692/2006.
O PL 4188/2021, que trata do Marco legal de garantias de empréstimos, também foi destacado. Ainda, estiverem presentes no jantar de abertura do 77° Encontro Nacional dos Detrans, realizado em Campo Grande (MS), com a presença do Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo de Lima Catão. De acordo com o presidente da Arpen/RS, Sidnei Birmann, o Secretário Nacional de Trânsito ficou muito agradecido pela disponibilidade dos CRVAs serem parceiros em projetos que representem melhorias na prestação dos serviços aos usuários.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS