Cartórios bem pra ti: Registro Civil das Pessoas Naturais e CRVA de Rosário do Sul promove ações sociais à população

O projeto Cartórios bem pra ti, da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), dá sequência à série de reportagens do projeto, desta vez com detalhes das ações sociais e outras iniciativas realizadas pelo Registro Civil das Pessoas Naturais e Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) de Rosário do Sul, com entrevista especial do oficial da serventia, Rogério Pereira Figueiredo, que está à frente do cartório desde 1993.

Entre os serviços disponibilizados aos cidadãos na serventia, o oficial explica que “procuramos facilitar e inovar no atendimento, assim, aderimos a alguns serviços que foram conveniados através do Ofício da Cidadania como a emissão de CPF, que entregamos já plastificados, a recepção das procurações eletrônicas do e-CAC e encaminhamento via sistema à Receita Federal, emissão de mini certidões, além de plantões na maternidade, no presídio (quando solicitado) e no cartório para óbitos”, destaca Rogério.

A serventia constantemente participa de ações sociais, como na última grande enchente que causou prejuízos e desabrigados em Rosário do Sul, onde foi mobilizada a classe e feita a doação de colchões, roupas de cama, toalhas, brinquedos e 100 cestas básicas, uma contribuição expressiva que foi entregue de caminhão à prefeitura municipal. “Contribuímos, também, com a campanha de doações de cobertores promovida pela Arpen/RS no inverno, na oportunidade entregamos mais de 50 cobertores à comunidade. Por iniciativa dos funcionários do CRVA 0076, na última campanha de doação de sangue, promovida pelo Hospital local, toda a equipe de colaboradores foi fazer a doação. Realizamos casamentos coletivos por iniciativa das forças vivas da comunidade”, pontua o titular.

 

O oficial ainda salienta que o motivo a promover essas ações é porque “pensamos que o Registro Civil e o CRVA devem estar inseridos não apenas no cotidiano das pessoas, mas em um contexto social, devemos participar de forma efetiva das demandas que envolvam a coletividade e suas necessidades, dessa forma, cumprimos o nosso papel de agentes da cidadania”, conclui Rogério.

Entre outras iniciativas, destacam-se o foco na modernização das instalações tanto do Registro Civil como do CRVA, em um entendimento de que sedes bem organizadas, cômodas e modernas tecnologicamente se constituem em ações que impactam diretamente nas pessoas e consequentemente na sociedade em geral. “Mas estamos sempre prontos a novos desafios e ações que possam melhorar a vida das pessoas”, frisou o titular.

De acordo com o registrador, a importância dos cartórios de registro civil em promoverem ações voltadas à comunidade se dá porque “os cartórios devem desmistificar o caráter de instituições burocráticas e que entravam a vida das pessoas, precisamos oferecer além da segurança jurídica e da publicidade dos atos uma série de atividades e atendimentos humanizados, de sorte a mudar juntos às comunidades a nossa imagem, agilidade nos atendimentos, empatia com os usuários e ações sociais certamente podem e devem contribuir com esse processo evolutivo”.

Já quanto a importância do cartório para a população e o município de Rosário do Sul, Rogério enfatiza que o Registro Civil exerce um papel extremamente importante na sociedade como agente da cidadania, construtor da segurança jurídica e garantidor dos direitos fundamentais, fomentando através de seus registros e centrais os programas governamentais que contribuem decisivamente para uma sociedade mais justa. “Devemos sempre lembrar também da nossa capilaridade, em muitos municípios do Brasil, somos o único agente público presente e atendendo as comunidades, com os ofícios da cidadania são inúmeras as possibilidades de conveniar com outros órgãos e instituições, dando maior visibilidade e aumentando a nossa atuação, evidentemente aumenta também a nossa responsabilidade em se adequar cada vez mais, modernizando as nossas instalações, apostando cada vez mais na tecnologia, na celeridade de nossos atos e na empatia com os nossos usuários. É inegável que a nossa especialidade mudou de patamar nos últimos tempos, ganhamos em importância, em funcionalidade e precisamos, como profissionais do direito, estarmos preparados para as demandas do futuro”, completa o oficial.

Entre as principais novidades implementadas no cartório, estão a recente mudança de endereço, tornando-o mais central, com mais comodidade para os usuários e maior funcionalidade, priorizando alguns espaços, como um arquivo bem organizado, salas amplas de atendimento e casamentos, de modo a proporcionar comodidade e boas fotos aos contraentes, na busca ainda pela modernidade e satisfação dos usuários. “Da mesma forma no CRVA, mudamos os móveis e investimos em tecnologia, tornamos bem distintos o atendimento ao público e as vistorias, adequando melhor os espaços, estamos sempre aderindo a novas soluções, oferecemos parcelamentos de multas e IPVA através de convênio com a empresa PINPAG, nos credenciamos como EMAV para inspeção e avaliação para leilões, recentemente fizemos o projeto piloto para as assinaturas digitais, conforme portaria de autorização do Detran para o serviço e mantemos periodicamente treinamento para os nossos colaboradores”, finaliza o titular.

Cartórios bem pra ti

 O projeto Cartórios bem pra ti tem o objetivo de incentivar os registradores gaúchos a compartilharem inovações, mudanças de instalações, datas comemorativas de fundação e ações especiais promovidas nas serventias de Registro Civil do estado. Os interessados em participar do projeto podem enviar as informações iniciais para o e-mail comunicacao@arpenrs.com.br. Depois, a equipe de Comunicação da Arpen/RS entrará em contato para dar continuidade à produção da reportagem.

Participe do projeto e divulgue o desenvolvimento do seu cartório!

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS