Em sequência ao projeto Cartórios bem pra ti, da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), desta vez o destaque é o Cartório de Registro Civil da 1ª zona de Caxias do Sul e Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) de Caxias do Sul, com entrevista do titular da serventia Roberto Ruschel.
O CRVA de Caxias do Sul inaugurou a nova sede no dia 08 de julho deste ano, com a presença do presidente da Arpen/RS, Sidnei Hofer Birmann. O CRVA é licenciado pelo Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) e funciona vinculado ao cartório de Registro Civil. Realiza emplacamento, licenciamento e transferência de veículos, mudança de placa, endereço ou município, segunda via do certificado de registro e licenciamento, alteração das características do veículo, entre outros serviços.
“Inicialmente, identificamos que a população exige um serviço ágil, recebendo orientação clara, e se possível finalizar o processo em uma única ida ao CRVA. Por isso, em 2021, investimos em construir uma sede própria, previamente planejada para receber confortavelmente os usuários e seus veículos”, destacou o titular.
O novo prédio do CRVA conta com 1.200 m², com amplo espaço, duplicação da capacidade de atendimento de balcão, passando de quatro para oito guichês. Também foram dobrados o número de boxes de vistoria e, consequentemente, a agilidade na avaliação veicular. O amplo arquivo agora estará no mesmo prédio. Outro benefício à população será a nova localização do CRVA, pois sai de uma região bastante populosa e de difícil acesso, até para estacionar, para uma localização próxima a principal avenida da cidade, de fácil acesso e abundância de espaço. Ainda disponibiliza uma ampla sala de atendimento totalmente climatizada. “O que importa é que todos ganham, inclusive os funcionários que se sentem valorizados e orgulhosos das excelentes condições de trabalho, e eu estou muito grato por isso”, completou Ruschel.
Já o Cartório de Registro Civil da 1ª zona de Caxias do Sul conta com um acervo de registros de nascimento, casamento e óbito desde o ano de 1889, e também livros de registros de nascimento, casamento e óbito a partir de 1879.
As ações sociais também fazem parte da rotina da serventia. São diversas as ações promovidas, sempre voltadas ao atendimento da cidadania, com sensibilidade social frente ao elevado número de população desempregada e de baixa renda. Anualmente, o cartório participa da realização gratuita dos casamentos comunitários, que chega a contar com 150 casais. Também atende imediata e integralmente aos serviços de assistência social do município.
O oficial da serventia Roberto Ruschel explica que “o RCPN atende o cidadão em alguns momentos delicados (nos registros de óbitos, na averbação de um divórcio, no registro de uma interdição), também o cidadão que perdeu seus documentos, ou foi assaltado, e precisa emiti-los novamente. É o ofício da cidadania, e todos são cidadãos. Portanto, os hipossuficientes, os desempregados devem e merecem o mesmo atendimento digno que a lei confere, sem qualquer distinção. É muito gratificante poder auxiliá-los e prestar esse trabalho”.
Ao falar sobre a importância da serventia para a comunidade de Caxias do Sul, localizada na serra gaúcha, Roberto ressalta que “é de importância fundamental. Somos vistos como integrados a sociedade. Estamos presentes nos fatos jurídicos marcantes na vida do cidadão; do nascimento, casamento, morte. Também na busca de registros de antepassados para fins de cidadania italiana, cuja demanda é alta. Também o apostilamento de certidões e documentos prestado por este RCPN, cujo processo se tornou rápido e de baixo custo, facilitando muito a vida das pessoas”, apontou o oficial.
Entre as principais novidades implementadas no cartório nos últimos anos, destacam-se
o investimento na digitalização de todo o acervo de livros, além da mudança da serventia para uma nova sede, ampla e com bastante espaço, com cinco guichês permitindo um atendimento rápido em um ambiente totalmente climatizado. Também houve investimento na aquisição de equipamentos de informática modernos e ampliação dos canais de comunicação dos usuários com a serventia através de atendimento telefônico, e-mail e nas redes sociais.
A serventia está localizada na Rua Marechal Floriano, nº 220 – Pio X. Já o CRVA atende na Rua dos Jacarandás, nº 855 – Cinquentenário . O município, que fica a cerca de 125 km de Porto Alegre, tem uma população estimada em 517.451 habitantes de acordo com levantamento do IBGE de 2020.
Cartórios bem pra ti
O projeto Cartórios bem pra ti tem o objetivo de incentivar os registradores gaúchos a compartilharem inovações, mudanças de instalações, datas comemorativas de fundação e ações especiais promovidas nas serventias de Registro Civil do estado. Os interessados em participar do projeto podem enviar as informações iniciais para o e-mail comunicacao@arpenrs.com.br. Depois, a equipe de Comunicação da Arpen/RS entrará em contato para dar continuidade à produção da reportagem.
Participe do projeto e divulgue o desenvolvimento do seu cartório!
Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS