Arpen/RS integra Mutirão Avança Mulher Empreendedora para emissão de 2ª vias de certidões de nascimento, casamento e óbito

Projeto aconteceu no estacionamento coberto da Arena do Grêmio

Com o apoio da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), por meio dos Cartórios de Registro Civil do estado, foi realizado, no sábado (23/11) e domingo (24/11), o projeto Avança Mulher Empreendedora, um mutirão de auxílio para empreendedores formais e informais, com foco especial na população desabrigada ou em situação de vulnerabilidade. A ação aconteceu no estacionamento coberto da Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Promovido pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec), e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade do RS (Seidape), o evento contou com diversos parceiros, como o Colégio Registral do Rio Grande do Sul e o Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis).

Os Cartórios de Registro Civil da 2ª e 6ª Zona de Porto Alegre e das cidades de Viamão (Sede), Morungava (Gravataí) e Campo Bom estiveram presentes, realizando a emissão gratuita de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito. Durante os dois dias, foram solicitadas 329 certidões civis, sendo 222 no sábado (23/11) e 107 no domingo (24/11).

Além do Registro Civil, participaram mais de 20 instituições, incluindo Receita Federal, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Defensoria Pública do RS, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Superintendência do Trabalho e Emprego no RS, Instituto-Geral de Perícias e Procon.

Durante a solenidade de abertura, na manhã de sábado (23/11), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, manifestou reconhecimento pela promoção do projeto, especialmente após a tragédia climática que atingiu o estado em maio deste ano:

“Trago mais do que o nosso abraço, mas o nosso reconhecimento por este projeto piloto. As tragédias nos trazem muitas dores e perdas, e esta região foi profundamente atingida. Mas também nos oferecem uma oportunidade de construir um Brasil, um Rio Grande e uma cidade diferentes. As parcerias entre governo, entidades públicas e privadas fazem uma diferença enorme. Este é o caminho que queremos: fomentar o empreendedorismo como a melhor forma de inclusão social do mundo.”

O Avança Mulher Empreendedora é uma iniciativa que busca estimular o empreendedorismo feminino no Rio Grande do Sul, especialmente entre mulheres em situação de vulnerabilidade social e aquelas de municípios afetados por eventos climáticos. O programa promove capacitações por meio de palestras e cursos de qualificação, incentivando o desenvolvimento de pequenos negócios liderados por mulheres.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS