Nos 25 anos de existência da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), uma série de conteúdos especiais estão sendo publicados para relembramos a história e as principais conquistas de cada gestão durante esse período. Desta vez, os biênios de 2012/2014 e 2014/2016, períodos em que a entidade esteve sob presidência da Dra. Joana D’Arc de Moraes Malheiros, são os destaques.
Reunião ordinária da Arpen-Brasil em Brasília com a participação da Dra. Joana Malheiros.
Durante o período da registradora na presidência o trabalho contínuo na busca por melhorias nos Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs), como os atos de balcão e diversas reuniões realizadas junto ao Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) se destacou. Além disso, a presença em algumas cidades do interior do estado levando cursos sobre o tema resiliência com a Jo Lima Educação Corporativa também teve grande relevância.
Dra. Joana Malheiros em conversa com a jurista e advogada Maria Berenice Dias sobre as nuances que envolvem o tema de registro civil de transgêneros.
“Participar da diretoria da Arpen/RS e estar presidente por duas gestões foi um grande aprendizado profissional e pessoal, possibilitando uma visão mais ampla da atividade extrajudicial na esfera institucional junto a vários órgãos no intuito de obter melhorias à nossa classe registral”, destacou a Dra. Joana D’Arc.
Durante os mandatos, ela se reuniu por diversas vezes com a direção geral e divisão de registro de veículos do Detran/RS para tratar de atualizações e adequações do Sistema GID VEÍCULOS (Gerenciamento de Informações do Detran/RS), além de encaminhar outras reivindicações técnicas relacionadas à atividade de registro de veículos.
Reunião com o então diretor-geral do Detran-RS, Ildo Mário Szinvelsk.
De 2012 a 2016, destaca-se o trabalho da entidade referente as Portarias do Detran/RS nº 602/2012 e nº 388/2015. A primeira mencionada tratou do Projeto de Lei dos CRVAs, quanto a demanda de serviços, sem previsão de cobrança, como emissão de certidões, autorizações e expedição documental atinentes ao registro de veículos (atualmente vigente pela Portaria do Detran/RS nº 438/2018). A segunda tratou sobre a virtualização de processos do Registro de Veículos no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul e debates a respeito da implementação do serviço.
Na foto: Dra. Joana Malheiros, Eng.º Leandro Wagner Magni (Chefe da Divisão de Registro de Veículos do Detran-RS) e integrantes da diretoria da Arpen/RS: Clarisse Maria Werner Knapp, Silvia Regina de Assumpção Carbonari e Antonio Luis Carbonari.
Outras pautas estiveram no radar da gestão presidida pela Dra. Joana D’Arc de Moraes Malheiros, entre eles o trabalho de sustentabilidade dos CRVAs, sendo resultado de estudo científico; o fortalecimento da atividade dos CRVAs perante os órgãos institucionais do estado e em outras unidades federativas; a realização de workshop “Resiliência – Competência para Alta Performance”, dirigido a gestores e funcionários do registro civil e CRVAs; e a realização do curso de Grafotécnica em parceria com a Fundação Enore-RS, especialmente para titulares e colaboradores de CRVAs.
Reunião com o então presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Marcelo Bandeira Pereira. A ocasião propiciou uma aproximação da classe registral junto ao TJRS.
De acordo com a registradora, seu mandato foi marcado por “um trabalho de muita dedicação, comprometimento e responsabilidade na defesa dos direitos de nossos associados, bem como em ações que possibilitaram atualização e interação da classe registral. Uma marca da minha atuação foi a realização de vários cursos por todas as regiões do nosso Estado. Um trabalho que marcou minha trajetória onde o sentimento que fica é de gratidão”, enfatiza Joana.
Reunião de diretoria: Marco Antônio Uberti, Donato Thomas, Antônio Carbonari, Silvia Carbonari, Joana Malheiros, Clarisse Knapp, Elisabeth Schwab e Elizabeth Martini.
Em celebração aos 25 anos da Arpen/RS, completados no dia 24 de janeiro deste ano, uma série de conteúdos especiais resgatam a história da entidade em prol dos registradores civis gaúchos. Acompanhe os conteúdos através dos canais de comunicação da Arpen/RS.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS