Arpen/RS 25 Anos: Quarta gestão – 2010 a 2012

O trabalho em prol da melhoria dos serviços oferecidos pelos cartórios de registro civil sempre esteve como objetivo da história da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS). Dentre as gestões que passaram pelos 25 anos desde sua fundação, destacamos o biênio de 2010 a 2012, período em que a Associação foi presidida pelo Dr. Newton Cláudio Cheron, que atuava como registrador civil no município de Erechim/RS.

“Meu sentimento durante meu mandato é de dever cumprido em colocar-me à disposição da classe dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do RS, com trabalho em prol dessa atividade que é primordial para o exercício da cidadania”, salienta o ex-presidente.

Durante a gestão 2010/2012, destaca-se a maior aproximação dos registradores civis com os representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na busca por uma abertura de diálogo e valorização da classe, além da protocolização de ofícios, em conjunto com o Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), e reunião em Brasília com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

Newton Cláudio Cheron ainda reforça que o objetivo foi “lutar não por interesses pessoais, mas pelos interesses da classe e muito além disso, pelos interesses dos cidadãos brasileiros, usuários dos Serviços Registrais do RCPN. Trabalho feito pelo meu bem, da classe e do cidadão brasileiro”.

Na foto, o então presidente Newton Cheron em reunião da Arpen/BR em Brasília para tratar sobre as alterações do Provimento nº 13 do CNJ.

A relação e diálogo com o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) para apresentação de pleitos na busca por melhorias dos serviços prestados pelos Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) foi reforçada nesses dois anos.

Almoço conjunto entre a Arpen/RS, Sindiregis e Detran/RS, em agosto de 2010. Na foto: Diretor-Presidente do Detran/RS, Sérgio Fernando Elsenbruch Filomena; Diretor Técnico Ildo Mário Szinvelski; Diretor Administrativo e Financeiro Ciro Luiz Comiran; Eng.º Leandro Wagner Magni e Professor Jardel Nunes da Divisão de Veículos; além do Assessor Jurídico da Diretoria Técnica Mauro Delvaux e demais assessores da Presidência da Autarquia, assim como diretores da Arpen/RS e Sindiregis.

A participação de mutirões sociais também se fez presente nos anos de 2010 a 2012, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Estado, visando, na época, a promoção de ações de acesso aos programas sociais como o RS MAIS IGUAL e BRASIL SEM MISÉRIA do Governo Federal.

Em junho de 2010, foi realizada audiência com a Procuradora de Justiça do Ministério Público, Sra. Maria Ignez Franco Santos, também Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, a fim de firmar Termo de Compromisso em relação à paternidade responsável, com a Arpen/RS e Sindiregis. Também ocorreu no mesmo mês a solenidade de Assinatura do Termo de Compromisso de Cooperação Operacional do Projeto “Pai? Presente!”, que visava conscientizar sobre a importância da paternidade responsável e a regularizar assentos de nascimentos sem registro paterno, realizado na Sala de Reuniões do Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça, a convite da mesma, Dra. Simone Mariano da Rocha.

Em 08/06/2010, o presidente Newton Cheron, com representantes do Sindiregis, Calixto Wenzel e Romário Mezzari, e a Procuradora de Justiça do Ministério Público Sra. Maria Ignez Franco Santos, em audiência para firmar Termo de Compromisso em relação à paternidade responsável.

Além dos diretores da Associação se reunirem para debater os assuntos relativos à atividade do registro civil, a Arpen/RS também marcou presença em grandes eventos institucionais, entre eles a participação no Congresso Nacional do Registro Civil (CONARC 2011), realizado em Belo Horizonte/MG, entre os dias 16 a 18/02/2011.

Presidente Newton Cláudio Cheron com as colegas de diretoria, Joana Malheiros (secretária-geral), à esquerda, e Adriana Amaral (tesoureira), à direita.

Em celebração aos 25 anos da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul, completados no dia 24 de janeiro deste ano, uma série de conteúdos especiais resgatam a história da entidade em prol dos registradores civis gaúchos. Acompanhe os conteúdos através dos canais de comunicação da Arpen/RS.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS