“O registro civil é o guardião do histórico da pessoa natural perante a sociedade”

Diretor da Overstep, José Francisco Cervi Neto concedeu entrevista à Arpen/RS sobre a atuação dos cartórios de registro civil e a contribuição da CRC para a atividade registral

Diretor da Overstep, José Francisco Cervi Neto concedeu entrevista à Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS) para falar sobre a atuação dos cartórios de Registro Civil, o avanço da tecnologia na prática dos atos da vida civil, e a contribuição da Central de Informações do Registro Civil (CRC) para a atividade registral.

“Acredito que a atividade cartorária poderia servir de exemplo como desburocratização e desjudicialização. No período de tempo em que a Overstep trabalha junto aos cartórios de registro civil sempre observamos iniciativas de melhorar e agilizar os serviços, tornando o que já é rápido ainda mais rápido, sempre mantendo uma segurança jurídica forte que é a marca registrada destes cartórios”, destaca José.

Confira a entrevista na íntegra:

Arpen/RS – Qual a relação dos cartórios de RCPN e a Overstep?

José Francisco Cervi Neto – A Overstep é uma empresa que visa implementar soluções tecnológicas em seus clientes, das mais diversas áreas, e com os cartórios de RCPN não foi diferente. Começamos colocando solução para controle de caixa e posterior controle do Selo Digital. Como foi uma solução simples e prática, além de altamente confiável, os RCPN’s nos permitiram realizar um sistema para eles de ponta, com todas as tecnologias. Graças ao ótimo resultado alcançado com isso fomos selecionados para a implementação da Central de Buscas, que posteriormente evoluiu para a CRC que conhecemos hoje. Além disso, avançamos apresentando soluções para outras necessidades dentro do RCPN, como os CRVA’s, postos avançados, digitalizações, infraestrutura em nuvem, backup remoto e mais recentemente auxilio na implementação da LGPD.

Arpen/RS – Qual a relevância do registro civil para os cidadãos?

José Francisco Cervi Neto – O registro civil é o guardião do histórico da pessoa natural perante a sociedade. Tendo isso em mente ele é de extrema relevância para o cidadão, uma vez que ele tem um local garantido para sua segurança jurídica perante a sociedade.

Arpen/RS – Como avalia a prestação dos serviços dos cartórios de registro civil para a população?

José Francisco Cervi Neto – Os cartórios de registro civil prestam um ótimo serviço para a população, considerando a segurança das informações que eles prestam, as certidões, a velocidade do atendimento e também pela capilaridade de sempre ter um registro civil em cada cidade.

Arpen/RS – Como vê o avanço da tecnologia e a prática de atos eletrônicos pelos cartórios de registro civil?

José Francisco Cervi Neto – O avanço da tecnologia na sociedade sempre foi algo importante, e no registro civil não seria diferente. O que é diferenciado nos avanços tecnológicos existentes nos atos eletrônicos é que há uma base forte de manter sempre segurança jurídica, ou seja, a tecnologia a ser adotada deve estar amadurecida o suficiente para dar segurança ao cidadão que irá utilizá-la. Assim, quando um registro civil começa a utilizar uma determinada tecnologia tenho certeza que ela é segura.

Arpen/RS – Qual a importância da atividade cartorária na desburocratização e desjudicialização dos serviços?

José Francisco Cervi Neto – Acredito que a atividade cartorária poderia servir de exemplo como desburocratização e desjudicialização. No período de tempo em que a Overstep trabalha junto aos cartórios de registro civil sempre observamos iniciativas de melhorar e agilizar os serviços, tornando o que já é rápido ainda mais rápido, sempre mantendo uma segurança jurídica forte que é a marca registrada destes cartórios.

Arpen/RS – Para você, qual a contribuição da CRC para a atividade registral?

José Francisco Cervi Neto – A CRC permitiu uma comunicação mais ágil entre os cartórios, levando seus acervos para serem consultados por outros cartórios. Dessa forma uma verificação de onde está um determinado registro pode ser feita de forma rápida. Com a evolução dela, a emissão de certidões entre cartórios permitiu uma agilidade ainda maior nos atos cartorários.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS