depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 10 bonus 15 slot bonus new member 100 rtp slot gacor hari ini daftar slot via dana situs judi bola resmi rtp slot live
SBOBET slot dana

Fórum de Presidentes das entidades de classe extrajudicial reúne-se em Porto Alegre para reunião mensal

Integrantes do Fórum de Presidentes da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) reuniram-se nesta terça-feira (19.04), para a reunião mensal para debate de temas atuais da categoria, em encontro presencial, coordenado pelo presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva, na Casa do Registrador Gaúcho, em Porto Alegre.

Após a aprovação da ata da última reunião, com a presença do assessor institucional da Anoreg/RS, Marcos Pippi Fraga, e do assessor da Frente Parlamentar Notarial e Registral do RS, que tem como presidente o deputado Elizandro Sabino, Rogenio Cavalar, as atualizações legislativas e institucionais referentes às atividades extrajudiciais que estão em andamento na AL/RS foram repassadas ao conhecimento dos presidentes das entidades da classe notarial e registral do Estado.

Em seguida, o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), José Flávio Bueno Fischer, e o presidente da Anoreg/RS, Lamana Paiva, na companhia do assessor institucional Marcos Pippi Fraga, falaram sobre o andamento dos procedimentos adotados pelas entidades notariais e registrais do RS sobre a situação dos integrantes do grupo de cartórios afetados pela Renda Mínima.

Outro assunto pautado foi o envio das propostas pelas empresas Coopnore e Zapay para o parcelamento de débitos nas serventias extrajudiciais, de acordo com o Provimento nº 12/2022 CGJ-RS que dispõe sobre o pagamento dos emolumentos com cartão de crédito/débito e outras formas de pagamento, e o Provimento nº 127 CNJ que disciplina a Plataforma do Sistema Integrado de Pagamentos Eletrônicos (SIPE) para os serviços notariais e de registro.

O pedido de manifestação ao Fórum de Presidentes das entidades extrajudiciais gaúchas a respeito do horário de atendimento ao público nos serviços notariais e de registro e a afixação nos murais das serventias dos valores das faixas do selo também foram mencionados no encontro.

Quanto à ouvidoria da Anoreg/RS, foram 42 mensagens aportadas entre janeiro a abril de 2022, sendo que 36 foram respondidas pelos cartórios e enviadas ao usuário, e seis estão pendentes de retorno, tendo como relator Danilo Alceu Kunzler, que atua como ouvidor responsável pela avaliação das demandas. Ainda, as estatísticas gerais da Ouvidoria da Anoreg/RS no ano de 2021 e os tipos e situações apontadas nas manifestações por especialidade foram encaminhadas para conhecimento dos integrantes do Fórum de Presidentes.

Na oportunidade, o andamento do estudo para criação do Fórum Notarial e Registral Gaúcho e do projeto Boleto Único foram destacados. Para conhecimento, foi repassado também a realização do Prêmio Rares/NR de Responsabilidade Socioambiental 6ª edição, em apoio ao Pacto Global das Nações Unidas.

O Projeto Social Global, uma iniciativa da Anoreg/RS e do Fórum de Presidentes das entidades extrajudiciais gaúchas, conforme convênio assinado com a Fundação Semear em dezembro de 2021, tem como primeira ação para o desenvolvimento da iniciativa o diagnóstico inicial para o levantamento de informações sobre a atuação social dos cartórios gaúchos. O questionário enviado às serventias deve ser respondido até o dia 24 de abril.

A decisão da CGJ-RS que soluciona a implementação e disponibilização dos dados relativos às receitas e despesas dos cartórios extrajudiciais gaúchos conforme expediente encaminhado pela Anoreg/RS e Fórum de Presidentes com sugestão para resolver a questão da Resolução nº 389, conforme determinação de publicidade ampliada pela normativa, também foi abordada, assim como a parceria da Anoreg/RS com a Anoreg/BR que propõe aos cartórios credenciamento para se tornarem ponto para emissão de certificado digital. Os participantes ainda falaram sobre o estudo para a realização da décima quarta (XIV) edição do Encontro Estadual Notarial e Registral do Rio Grande do Sul.

Participaram também da reunião presencial o presidente do Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO/RS) e vice-presidente da Anoreg/RS, Romário Mezzari; o presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Ricardo Anderson Martins; o presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), Calixto Wenzel; a presidente da Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul – Fundação Enore/RS, Juliana Follmer; o presidente do Sindicato dos Serviços Notariais do Estado do Rio Grande do Sul, José Carlos Espig; o 1º tesoureiro do Colégio Registral do RS, Felipe Uriel Felipetto Malta, e a secretária executiva da Anoreg/RS, Fabiana Teixeira.

Fonte: Assessoria de Comunicação