“Em poucos minutos é possível registrar um ato da vida civil ou obter uma certidão de ato registrado”

Diretor da Overstep, Gustavo Henrique Cervi concedeu entrevista à Arpen/RS sobre a atuação dos cartórios de registro civil

Diretor da Overstep, Gustavo Henrique Cervi, concedeu entrevista à Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS) para falar sobre a atuação dos cartórios de Registro Civil e o avanço da tecnologia na prática dos atos da vida civil.

De acordo com Gustavo, “os cartórios de Registro Civil sempre primaram pela qualidade no atendimento. Atualmente a emissão de uma certidão, muitas vezes, leva alguns minutos, com a mesma garantia e segurança que tradicionalmente norteou os processos internos das serventias”.

Confira a entrevista na íntegra:

Arpen/RS – Qual a relação dos cartórios de RCPN e a Overstep?

Gustavo Henrique Cervi A Overstep fornece soluções de software há mais de 23 anos. A nossa história junto aos cartórios teve início há mais de 15 anos quando desenvolvemos um pequeno programa chamado “cupom” para implementar o selo digital (2007). Desde então evoluímos para a automação das serventias de Registro Civil e, naturalmente, para os CRVAs. Em outro braço, em 2010 desenvolvemos a Central do Registro Civil do Estado do Rio Grande do Sul que evoluiu para a CRC Cidadão, CRC Conveniados e CRC Jud, conectando mais de 400 serventias e mais de 3000 usuários diariamente. Investimos continuamente em novas soluções (digitalização, backup, nuvem, LGPD, entre outros) e trabalhamos cada vez mais para atender às crescentes exigências de nossos clientes.

Arpen/RS – Qual a relevância do registro civil para os cidadãos?

Gustavo Henrique Cervi O Registro Civil é a raiz da cidadania, é onde a personalidade civil tem sua origem, sua trajetória de vida e seu destino natural. Considero o Registro Civil como uma peça fundamental da engrenagem da sociedade, promovendo segurança social à pessoa natural.

Arpen/RS – Como avalia a prestação dos serviços dos cartórios de registro civil
para a população?

Gustavo Henrique Cervi Os cartórios de Registro Civil sempre primaram pela qualidade no atendimento. Atualmente a emissão de uma certidão, muitas vezes, leva alguns minutos, com a mesma garantia e segurança que tradicionalmente norteou os processos internos das serventias.

Arpen/RS – Como vê o avanço da tecnologia e a prática de atos eletrônicos pelos
cartórios de registro civil?

Gustavo Henrique Cervi O Registro Civil sempre acompanhou as novas tecnologias. Seus acervos, muitas vezes, datam de 1889 e, ao longo desta história centenária, passou por diversos avanços. As serventias começaram com os registros feitos a caneta, então à máquina de escrever, computador, bancos de dados compartilhados, nuvem e agora, o atendimento digital. Esta constante busca por soluções atuais fundamenta e comprova o interesse pelo melhor atendimento a toda sociedade.

Arpen/RS – Qual a importância da atividade cartorária na desburocratização e
desjudicialização dos serviços?

Gustavo Henrique Cervi Nunca considerei as serventias de Registro Civil como uma atividade burocrática. Em poucos minutos é possível registrar um ato da vida civil ou obter uma certidão de ato registrado. Entendo que alguns processos exigem sim um controle mais restrito, porém é matéria necessária para a segurança da sociedade.

Arpen/RS – Para você, qual a contribuição da CRC para a atividade registral?

Gustavo Henrique Cervi A CRC, inicialmente, aproximou os cartórios e unificou seus acervos. Antes da CRC, cada serventia era uma ilha isolada e atendia apenas ao seu zoneamento legal. Depois da CRC todos os cartórios atendem ao acervo de todas serventias e, em outras palavras, pode emitir certidões a qualquer cidadão em qualquer serventia instalada. Ultimamente este avanço foi ampliado e hoje é possível solicitar certidões em qualquer lugar do mundo, via internet, com a mesma segurança técnica e jurídica tradicional.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS