Diretor da Arpen/RS participa de eleição da nova diretoria da Anoreg/RS

O tabelião e registrador Cláudio Nunes Grecco foi eleito para a presidência

Na manhã desta terça-feira (12/12), o secretário suplente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Édison Renato Kirsten, participou da Assembleia Geral Extraordinária e da Assembleia Geral Ordinária de Eleições da nova diretoria para o biênio 2024/2025 da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS). O tabelião e registrador em Bom Retiro do Sul, Cláudio Nunes Grecco, foi eleito como presidente, integrando a chapa vencedora e única registrada no pleito, denominada “Integração”, que foi aclamada por unanimidade, em ato ocorrido na sede do Instituto de Estudos de Protesto do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (IEPTB/RS), em Porto Alegre. A nova diretoria toma posse em 1º de janeiro de 2024.

“Vamos continuar o que estamos fazendo até hoje, que é de congregar todos os colegas às entidades. Agradeço a indicação de vocês, prometo que vou trabalhar bastante”, salientou Cláudio Nunes Grecco, fazendo um agradecimento especial também aos colegas João Pedro Lamana Paiva e Danilo Kunzler.

A Assembleia Geral Extraordinária tratou das alterações estatutárias da Anoreg/RS, com a alteração da nomenclatura do Instituto de Protesto do Rio Grande do Sul para IEPTB/RS, a inclusão da Associação Notarial e Registral da Serra Gaúcha – NotaRegis Serra no quadro associativo da entidade, e o número de membros da Comissão Permanente em Defesa das Prerrogativas dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (CPDPNR/RS).

Já na Assembleia Geral Ordinária de Eleições foi feita a homologação da posse da nova diretoria e do membro do Conselho Deliberativo, o balanço anual das receitas e despesas, o relatório anual da Diretoria e demais assuntos gerais.

“Aqui no Rio Grande do Sul nós temos o privilégio de ter a Anoreg/RS e como sócios as entidades que formam o Fórum de Presidentes, e que é uma grande conquista. Fico muito grato e sou um cara muito feliz graças ao privilégio e satisfação de ter conduzido a nossa Anoreg/RS e o Fórum de Presidentes. Vocês não imaginam a minha felicidade e os meus agradecimentos, sem vocês nós não teríamos tido o sucesso que a nossa Anoreg/RS tem”, destacou Lamana Paiva, que fez um agradecimento especial à secretária executiva da Anoreg/RS, Fabiana Teixeira. “Você além de ter um trabalho maravilhoso, ser competente, você tem aquilo que muitas pessoas têm, mas outras não, que é a seriedade, honestidade e em defesa de uma instituição. Só tenho que te agradecer, porque se não fosse por você não teríamos chegado nesse momento”, completou.

 

O balanço anual das receitas e despesas compreende o período de 01 de dezembro de 2022 a 30 de novembro de 2023, com a participação do responsável pela contabilidade da entidade, Luiz Tadeu Manhabosco. Entre as receitas foi salientada a venda da CNNR Digital e Comparada.

Entre as ações do último ano, destacam-se o XIV Encontro Notarial e Registral do RS, realizado nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2023, no Teatro da PUCRS, organizado pela Comissão de Trabalho indicada pelas entidades do Fórum de Presidentes da Anoreg/RS, e que contou com a criação dos Enunciados Conjuntos, a posse da Comissão de Prerrogativas, e as presenças do governador do estado e da presidente do TJRS na cerimônia de abertura, além de demais autoridades e notários e registradores de todo Brasil.

A ação social em prol dos atingidos pelo ciclone extratropical no Vale do Taquari (RS), coordenada pela Anoreg/RS e pelo Fórum de Presidentes, também foi abordada durante a Assembleia. A campanha recebeu o VII Prêmio Rares de Responsabilidade Socioambiental no dia 30 de novembro, em Brasília (DF). O apoio a eventos institucionais do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, participação em lives e eventos e a realização da live do DIA D do PQTA foram pontuadas. Em 2023, foram 11 cartórios gaúchos premiados, sendo nove na Categoria Diamante, um na Categoria Ouro e um na Categoria Prata.

 

Na sequência, foram apresentados os conteúdos e entrevistas especiais realizados, o incentivo para conscientização da população nas Campanhas Setembro Verde, Outubro Rosa e Novembro Azul, com a disponibilização de cartazes para fixação nas serventias gaúchas, a continuação da série especial “Personagens Gaúchos”, o apoio na divulgação das ações das entidades associadas e parceiras, além do apoio nas ações sociais “Cartórios contra a fome” na Assembleia Legislativa do Estado do RS, e Cartório Cidadão em Porto Alegre.

As participações da Anoreg/RS em eventos acerca da doação de órgãos e transplantes foram apresentadas na oportunidade, com o destaque para o reconhecimento recebido da Anoreg/BR pelo Acordo de Cooperação firmado para o incentivo da doação de órgãos e tecidos no RS.

A emissão de correspondências oficiais e de orientações a notários e registradores do RS, e o contato com diversos órgãos para tratar de pautas importantes da classe notarial e registral gaúcha foram abordados, assim como a implantação da nova logomarca da Anoreg/RS. As mensagens recebidas por especialidade na ouvidoria da Anoreg/RS também entraram na pauta, com o relato do assessor especial da Anoreg/RS e ouvidor responsável pela avaliação das demandas, Danilo Alceu Kunzler.

Por fim, o assessor institucional da Anoreg/RS, Marcos Pippi, apresentou o trabalho realizado pela assessoria institucional neste ano. Em destaque, as pautas com a CGJ-RS, o trabalho para auxiliar os cartórios atingidos pela Renda Mínima e sobre a criação de serventias extrajudiciais em municípios do RS, as tratativas relativas ao ISS aos usuários dos serviços notariais e registrais, a reinstalação da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral, a Comissão Mista da Anoreg/RS e OAB/RS, e participação da Anoreg/RS no Cresce RS.

Participaram também das Assembleias o presidente do Instituto de Estudos de Protesto do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (IEPTB/RS) e vice-presidente da Anoreg/RS, Romário Pazutti Mezzari; presidente da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN) e do Colégio Registral do RS, Sérgio Mersserschmidt; a presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), Vânia Maria de Bernardes; o presidente da Associação Notarial e Registral da Serra Gaúcha (NotaRegis-SERRA), Marco Antônio Uberti Gonçalves; a presidente da Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul – Fundação Enore/RS, Juliana Follmer; o presidente do Sindicato dos Serviços Notariais do Estado do Rio Grande do Sul (Sindinotars), José Carlos Guizolfi Espig; o vice-presidentes do Sindinotars, Cledemar Dornelles de Menezes; e a representante do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), Daniela Bellaver.

Composição da Diretoria para o biênio 2024/2025

Cláudio Nunes Grecco – Presidente

Romário Pazutti Mezzari – Vice-presidente

Danilo Alceu Kunzler – 1º Tesoureiro

Margot Virgínia Silveira de Souza – 2° Tesoureira

Sidnei Hofer Birmann – Secretário-Geral

José Carlos Guizolfi Espig – Membro indicado do Conselho Deliberativo

Fonte: Assessoria de Comunicação