A ação continua até domingo (23/06), das 13h às 18h, no estacionamento do Shopping Total, em Porto Alegre
Começou nesta segunda-feira (17/06) o evento “Central Cidadania”, que oferece orientações e serviços para a emissão e reimpressão gratuita de documentos. A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS) integra o rol de cerca de 40 instituições participantes da ação, por meio dos registradores civis gaúchos. Neste primeiro dia, acompanhado pelo presidente da Arpen/RS, Sidnei Hofer Birmann, foram solicitadas mais de 220 certidões civis, incluindo 2ª vias de certidões de nascimento, casamento e óbito. A abertura oficial contou com a presença do ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.
A ação continua até domingo (23/06), das 13h às 18h, no estacionamento do Shopping Total, em Porto Alegre. “Estou aqui hoje para realizar as operações que estão fazendo, ajudando a gente, e consegui o meu registro. Estou muito grata pelas pessoas aqui e é muito bacana o pessoal aqui atendendo com educação e carinho”, disse Dilma Santana do Nascimento ao conseguir emitir a sua 2ª via da certidão de nascimento. O comerciante Marco Antônio Braz também saiu com sua certidão em mãos, e destacou a importância dos serviços para a retomada das vidas. “Sem a certidão não conseguimos fazer nada”, enfatizou.
Os cartórios extrajudiciais estão presentes no evento para acesso às segundas vias de matrículas de imóveis e certidões de nascimento, casamento e óbito. Os serviços são voltados para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul e para a população socialmente vulnerável. Nesse primeiro dia, foram 224 solicitações feitas ao Registro Civil das Pessoas Naturais. A ideia é que, posteriormente, o mutirão seja realizado em outras cidades gaúchas.
“Infelizmente não é um dia de comemorações, mas é um dia marcante para o nosso estado e para o nosso país, porque, pela primeira vez na história, essa quantidade de instituições se reúne por uma semana, no mesmo local, para fornecer serviços e documentos públicos para a população tristemente afetada por esses eventos catastróficos pelos quais ainda estamos passando”, ressaltou o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS, Fabrício Guazzelli Peruchin, durante a abertura oficial da ação.
O presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Alberto Delgado Neto, reforçou a atuação do Judiciário e agradeceu pela participação de todas as entidades envolvidas no evento em prol das pessoas afetadas pela catástrofe climática no estado. Ao final, o ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, encerrou a cerimônia de abertura do evento. “Estou aqui para dizer só uma coisa: o preceito do Governo Federal não irá faltar ao povo do Rio Grande do Sul. Nós estaremos aqui até o fim, até que tudo tenha se resolvido, assim como estamos desde o primeiro dia”, pontuou o ministro.
Durante a ação, o Governo do Estado, por meio da SJCDH, fechou uma parceria com a Metroplan para disponibilizar transporte gratuito às pessoas abrigadas da região metropolitana para o mutirão. Estão sendo disponibilizados ônibus para cada uma das cidades, que sairão de pontos estratégicos em direção ao Shopping Total durante todo o evento. Estão incluídos na escala de transportes os seguintes municípios: Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapucaia. A grade de horários está disponível neste link.
Fonte: Assessoria de Comunicação