depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 10 bonus 15 slot bonus new member 100 rtp slot gacor hari ini daftar slot via dana situs judi bola resmi rtp slot live
SBOBET slot dana

Anoreg/RS – Tabelionato de Torres (RS) realiza atendimento em Libras no 1º dia do convênio

A partir desta quarta-feira (01.09), os Cartórios do Rio Grande do Sul associados a uma entidade notarial ou registral gaúcha passam a disponibilizar à população surda e muda o Sistema de Intérprete de Libras, que viabiliza o atendimento por meio da integração entre um funcionário do cartório a um intérprete de Libras que estará disponível por videochamada.

Na prática, cada cartório, por meio de um login e senha, ou QR code, irá entrar em contato com o intérprete da central de tradução simultânea ICOM Libras – que viabiliza a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes – por meio da internet quando um deficiente auditivo necessitar de atendimento.

O Tabelionato de Notas de Torres (RS) – Tabelionato Espig, no litoral do RS, realizou na tarde de hoje (01.09), o seu primeiro atendimento de portadores de necessidades especiais (PNE), utilizando o Sistema ICOM Libras. Na oportunidade, foi realizado o atendimento de uma pessoa surda-muda que compareceu ao Tabelionato para reconhecer firma em um CRV, na condição de vendedor.

O Sistema ICOM Libras foi acessado através de um aparelho celular do Tabelionato, onde a substituta da serventia, Daiane Daitx da Silva, e o cliente, fizeram uma videochamada com uma das intérpretes de Libras que se encontrava no atendimento do ICOM. Através da videochamada foi colhida a manifestação de vontade do cliente, por meio da Língua Brasileira de Sinais, e a intérprete fez a tradução simultânea. Após a videochamada, foi realizado o cadastro do cliente e reconhecida a sua assinatura no documento.

“Foi muito gratificante poder atender esta demanda e de forma tão segura e, assim, tornar efetiva a inclusão social das pessoas portadoras de necessidades especiais, contribuindo para que as mesmos possam exercer seus direitos da forma mais segura possível”, destacou o titular do Tabelionato de Notas de Torres – Tabelionato Espig (RS) e presidente do Sindicato dos Serviços Notariais do Estado do Rio Grande do Sul (SINDINOTARS), José Carlos Guizolfi Espig.

O convênio é uma iniciativa da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e do Fórum de Presidentes das entidades notariais e registrais do RS, atendendo à determinação do Provimento nº 001/2021, da Corregedoria Geral da Justiça do Rio Grande do Sul (CGJ-RS), que regulamenta a acessibilidade para surdos e mudos nos serviços notariais e de registro do Estado.

 Fórum de Presidentes da Anoreg/RS

As entidades gaúchas da classe notarial e registral que compõem o Fórum de Presidentes são: Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN); Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS); Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS); Colégio Registral do Rio Grande do Sul; Instituto de Estudos de Protestos do Rio Grande do Sul (Iepro/RS); Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul (IRTDPJ/RS); Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS); Sindicato dos Serviços Notariais do Estado do Rio Grande do Sul (Sindinotars) e Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis). A Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Fundação Enore-RS) e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Área Notarial e Registral (Coopnore) também participam como entidades parceiras da Anoreg/RS e do Fórum de Presidentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/RS