Na manhã desta quinta-feira, 01 de fevereiro, a Casa Civil recepcionou para importante reunião, através do secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, representantes do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS) e do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIREGIS).
O encontro teve como principal pauta reivindicações para a atualização do convênio estabelecido entre os Registradores Civis de Pessoas Naturais e o Detran/RS. Esse convênio desempenha papel fundamental na operação dos Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAS), em razão da capilaridade dos serviços pelo estado e pela excelência no desempenho da atividade de registro veicular há quase 30 anos.
Dentre os participantes, estiveram presentes o atual diretor-geral adjunto do Detran-RS, Rafael Rodrigues Mennet, o diretor técnico, Fábio Pinheiro dos Santos, o diretor administrativo e financeiro do Detran-RS, Marcos Brum Peixoto e a diretora administrativa e financeira substituta, Cláudia Severo. A reunião contou ainda com a presença de Erlo Pitrosky, chefe de Gabinete do Detran/RS, e do Deputado Dr. Thiago Duarte.
Representando a Arpen/RS, estiveram presentes o presidente Sidnei Hoffer Birmann e o Conselheiro Rogério Pereira Figueiredo, contribuindo com as manifestações e perspectivas da atividade e os impactos sofridos pelo convênio. O SINDIREGIS foi representado por Calixto Wenzel, que trouxe a perspectiva do sindicato, enriquecendo o diálogo com sua experiência e conhecimento na área.
A reunião na Casa Civil foi um passo importante para a busca de consensos e alinhamentos, visando fortalecer o convênio entre os Registradores Civis e o Detran/RS, além de proporcionar um ambiente propício para a discussão de melhorias e aprimoramentos no sistema de CRVAS. O engajamento e a participação ativa dos representantes presentes demonstraram o compromisso dessas entidades em buscar soluções colaborativas e eficientes para os desafios que permeiam essa importante relação institucional.