depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 25 bonus 25 bebas ip depo 10 bonus 15 slot bonus new member 100 rtp slot gacor hari ini daftar slot via dana situs judi bola resmi rtp slot live
SBOBET slot dana

“O Registro Civil garante a história de vida da pessoa, sendo de extrema relevância para a sociedade”

Em entrevista especial à Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), a ex-prefeita de Cristal e vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Fábia de Almeida Richter, falou sobre a importância dos Cartórios de Registro Civil para os municípios gaúchos.

Fábia de Almeida Richter é também enfermeira, especializada em Saúde da Família, Saúde coletiva, Gestão Pública, Gestão Hospitalar e outros serviços de Saúde, com MBA em Gestão de Pessoas.

Confira a íntegra da entrevista:

Arpen/RS – Qual o objetivo da Famurs?

Fábia de Almeida Richter – O grande objetivo da Famurs é proteger os municípios identificando legislações, programas e ações dos outros poderes. Além de instrumentalizar as administrações municipais para questões técnicas, é uma instituição de força pela união e ela é a única no RS que tem todos municípios participando.

Arpen/RS – Como a Famurs é composta?

Fábia de Almeida Richter – São 27 regiões em todo estado, funcionando por representatividade, e assim todos participam de alguma forma. A região se reúne, propõem pautas e preocupações, e os presidentes das associações regionais vem para discussão ampliada na assembleia, que acontece, no mínimo, uma vez por mês. Após essa discussão, montam-se grupos de trabalhos ou câmaras técnicas, e naturalmente todos recebem as informações novamente via associações regionais. Possui uma Diretoria e um Conselho Fiscal, que são indicações dos partidos. Os presidentes são indicados sempre por partidos com maior quantidade de prefeitos eleitos.

Arpen/RS – Qual a importância dos Cartórios de Registro Civil para as cidades gaúchas?

Fábia de Almeida Richter – Os cartórios são instituições privadas, mas com relevância pública. Quando temos um cartório parceiro, muitas atividades em conjunto com as administrações municipais podem ser realizadas, como a regularização matrimonial de pessoas em vulnerabilidade, por exemplo. Estes serviços são importantíssimos para a obtenção de dados sobre a vida dos munícipes.

Arpen/RS – Qual a relevância do Registro Civil para os cidadãos?

Fábia de Almeida Richter – O Registro Civil garante a história de vida da pessoa, garantindo com isso sua identidade, portanto, é de extrema relevância para a sociedade. Como todos os serviços mudam conforme os municípios, alguns com maior ou menor flexibilidade de modo a construir algumas políticas públicas a favor da sociedade, outras em contrapartida nem sempre é fácil e são extremamente burocráticos e aristocráticos.

Arpen/RS – Como vê o avanço da tecnologia e a prática de atos eletrônicos pelos cartórios de Registro Civil em meio à pandemia?

Fábia de Almeida Richter – O avanço da tecnologia é natural e irreversível, assim como tudo e todos, é necessário andar nesse campo, a pandemia fez vários segmentos andarem a passos fortes e rápidos, e que bom ter acontecido isso nos registros, penso que muito ainda possa ser realizado com essas ferramentas.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS